Apesar da queda no preço do Bitcoin, que recentemente bateu o menor nível em 2019, o mercado de criptomoedas no Brasil vem conquistando importantes avanços e, há pouco tempo, uma das maiores empresas de auditoria e consultoria do mundo, a Ernest & Young (que compõe o grupo das Big Four) realizou, pela primeira vez, a avaliação de uma exchange brasileira, no caso, a 3xBit.
Segundo Saint Clair, CEO e fundador da exchange, o trabalho começou ainda em 2018, quando o empresário identificou que os bancos vinham apertando o cerco para as empresas que operavam com criptomoedas, mesmo que elas apresentassem as melhores condutas de Know Your Costumer (KYC), políticas anti-lavagem de dinheiro (AML) e combate ao Financiamento do Terrorismo (FT), desta forma, procurou a Big Four para aperfeiçoar e atestar os trabalhos que vinham sendo desenvolvidos.
“Essa avaliação da Ernest é muito importante para nós. Tudo começou para atender uma demanda específica de um player que vamos adicionar em nosso portfólio e evoluiu para toda a empresa, consolidando nossa proposta de agregar os dois mundos, criptoativos e fiat, e atestando a integridade e o compromisso de nosso setor de compliance e matriz de riscos e PLD FT. Estamos muito orgulhosos. O mercado e a comunidade no Brasil são sensacionais, a gente vai se conectando e criando coisas novas e isso nos motiva cada vez mais para entregar o melhor para o mercado e gerar novas oportunidades de negócios e desenvolvimento para todos”, ressaltou o CEO.
A iniciativa Ernest e 3xBit gerou uma espécie de padronização nos procedimentos bancários adotados pela exchange (não que eles já não existissem, porém agora passaram a ser certificados), além disso, foi criado um manual com diretrizes de compliance destinado a atender tanto aos requisitos da plataforma de negociação, quanto aos principais pontos observados pelo setor bancário e pelos reguladores nacionais.
Saint Clair revelou ao Criptomoedas Fácil que o “player” que procurou a exchange em busca de exposição no universo cripto foi um banco digital famoso no mercado nacional, mas não forneceu mais detalhes do escopo da parceria.
“Ainda não posso dar mais detalhes pois temos que respeitar as diretrizes acordadas”, finalizou o CEO.
A Ernest & Young é uma das empresas globais que tem abraçado os desenvolvimentos no campo das criptomoedas e da blockchain e, no ano passado, anunciou o protótipo de um sistema que permite que transações seguras e privadas ocorram na rede pública do Ethereum (ETH).
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
O sistema, apelidado EY OPS Chain Public Edition (PE), usa a tecnologia ZKP, um algoritmo alternativo para autenticar registros contábeis distribuídos, no qual as partes envolvidas fornecem provas de validade, mas todas as outras informações permanecem criptografadas, incluindo suas identidades.
Leia também: Gigante de auditoria lança protótipo de sistema para transações privadas no Ethereum