Em meio a valorização do mercado, novos projetos surgem e alguns vislumbram altos lucros, como é o caso do token SafeMoon (SAFEMOON).
O token chegou a registrar um crescimento de 130% em apenas 1 dia. No entanto, como previsto por analistas, o ativo digital obteve seu valor “derretido” em um curto espaço de tempo. A queda culminou em uma desvalorização de 50% nesta quarta-feira (21).
Apesar de ser um passado um pouco distante, é possível identificar semelhanças entre o “hype” do SafeMoon com a febre das ICOs de 2017.
Hype da Safemoon
O SAFEMOON valorizou em mais de 21.000% apenas em abril. O crescimento está atrelado ao forte engajamento da sua comunidade.
Nas últimas semanas, diversos investidores do token usaram suas redes sociais para promovê-lo.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Embora o token tenha registrado uma valorização expressiva, uma correção retroativa já era prevista. Traders sinalizaram para um alto derretimento de preço.
“Safemoon é um bom investimento? Não”, comentou o analista Michaël van de Poppe em seu Twitter. Outros traders, como Venizo Cripto e Altcoin Sherpa, também recomendaram ficar de fora do projeto.
Isso porque, compartilhando semelhanças com a febre as ICOs em 2017, o projeto estava muito “visado”.
Ou seja, investidores recorram ao projeto na busca desesperada por ganhos, acreditando nas promessas sem avaliar o projeto.
Tal hype foi até mesmo supostamente responsável por problemas de saque na Binance na segunda-feira (19).
Investidores engajados
No Twitter, a hashtag “SafeMoon” ficou entre os assuntos mais mencionados esta semana. Investidores do token impulsionaram sua alta através de especulações.
Em uma publicação da Binance, usuários cobravam a inserção do ativo digital na exchange. “Talvez seja hora de adicionar SafeMoon na plataforma”, comentou o usuário Tim.
Horas depois, foi a vez do pesquisador Larry Cermak de opinar sobre o assunto. Em concordância com os traders, Cermak comentou:
“Os zoomers [ou geração Z] vão aprender uma lição difícil hoje. Queda de mais de 50% até agora e mergulho livre.”
2017 se repete?
Em 2017, diversos projetos pegaram a “onda” da valorização do Bitcoin para se promover. De forma semelhante como aconteceu com o SafeMoon, tais projetos desparavam e derretiam em questão de horas.
Trata-se de um período negativo na história das criptomoedas, no qual ofertas iniciais de moedas (ICOs) lesaram diversos investidores.
Tendo em vista que analistas tentam traçar paralelos entre a presente alta e o boom de 2017, é possível que as ICOs estejam voltando em um novo formato.
Nesse momento, é importante ter atenção e não deixar a ganância ofuscar a razão.
Casos recentes
No Brasil, casos recentes de tokens que valorizaram e derreteram já foram vistos.
Os tokens Vira-lata Finance (REAU) e Gatinho Finance (MIAU) geraram grande repercussão entre investidores, promovendo o crescimento de ambos no mercado.
O surgimento tirou proveito do hype da Dogecoin, criptomoeda tida como meme e figura favorita de Elon Musk na criptoesfera.
No entanto, os tokens entraram em “colapso” e os preços despencaram, lesando aqueles que não liquidaram rapidamente seus investimentos.
Leia também: 3 criptomoedas podem superar o Bitcoin enquanto ele corrige, afirma analista
Leia também: Analistas revelam em quais criptomoedas estão apostando nessa alta
Leia também: ETF da Hashdex capta R$ 600 milhões e supera expectativas