Cerca de 110 mil investidores de Gana, país africano, perderam um total de US$25,71 milhões para fraudes e hacks envolvendo criptoativos em 2018, conforme mostra o artigo publicado pela News BTC.
Ama Pomaa Boateng, membro do parlamento da cidade de Juaben, em Gana, iniciou um diálogo contra a epidemia de investimentos liderada por criptoativos. O representante público de 43 anos de idade, enquanto se dirigia ao parlamento de Gana, enfatizou a necessidade de uma regulação de criptomoedas sólida, citando o notório Scam Community Coin Global de 2018 que enganou 109.259 ganenses com o GHC134m. Os golpistas prometeram às vítimas um retorno mensal de 27% por um ano, mas depois fugiram com seus investimentos de capital baseados em criptoativos.
“Há a questão da falta de conformidade devido à natureza das criptomoedas porque os usuários são anônimos e é extremamente difícil coletar dados de usuários de moedas digitais”, disse Boateng.
Traders de criptomoedas são ilegais em Gana
Enquanto a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) de Gana está considerando a introdução de uma lei para criptomoedas, a negociação de tais ativos permanece ilegal no país, esclareceu o Dr. Mark Assibey Yeboah, presidente do comitê de finanças. O parlamentar considerou a natureza descentralizada das criptomoedas uma ameaça ao seu sistema financeiro, acrescentando que os reguladores acabariam sendo firmes com a indústria.
“Esta é uma plataforma digital onde o dinheiro é transferido entre os pares. Não é o sistema de cheques em que um banco central o apaga”, disse o Dr. Yeboah.
Os deputados em uma só voz alertaram o público contra investimento ou realização de transações com criptomoedas. O alerta lembrava como o vice-general da SEC Paul Abadio recusou qualquer ajuda legal para as vítimas do esquema da Global Coin Community.
“Quando você escolhe ir para lá, fica sozinho”, ele disse, acrescentando que ainda estava fazendo “pesquisa e coleta de informações” sobre o assunto. O Escritório de Crimes Econômicos e Organizados (EOCO) havia prendido dois diretores em conexão com o golpe. No entanto, a agência os liberou depois da aprovação de seu pedido de fiança.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Leia também: Governo da África do Sul revela que não tem planos de banir criptoativos