Nem todo mundo consegue obter sucesso com investimentos em criptomoedas. Muitos investidores, em especial os iniciantes, cometem alguns erros que são bastante recorrentes, mas que podem arruinar os ganhos.
Pensando nisso, o analista do canal Coin Bureau, que se apresenta como Guy, listou os dez erros que considera mais comuns e mais catastróficos ao investir em criptomoedas.
#1 – Não ter uma estratégia
De acordo com o analista, um dos erros mais fundamentais — principalmente entre os novatos — é começar a investir sem nenhum plano.
“Uma estratégia é importante porque ajudará na tomada de decisões de forma relativamente consistente e pré-programada. Isso limita você de tomar decisões rápidas e às vezes emocionais ao negociar moedas específicas.”
Para criar uma estratégia, é importante ter objetivos bem definidos e mensuráveis que estejam de acordo com a tolerância ao risco. Além disso, ele ressaltou que nunca se deve investir mais do que pode perder.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
#2 – Usar a exchange errada
Em segundo lugar, Guy ressaltou a importância de escolher uma exchange que funcione de acordo com suas preferências:
“Ela precisa ser segura e ter as criptomoedas que você deseja negociar. Você tem que fazer sua própria pesquisa para ter certeza de que a plataforma não tem políticas restritivas quando se trata de saques.”
O analista ainda ponderou que se as taxas forem muito altas, podem limitar o potencial de valorização dos criptoativos.
#3 Não pesquisar por conta própria
De acordo com o analista, fazer uma pesquisa aprofundada por conta própria pode colocar o investidor um passo à frente.
“Isso não apenas permite que você assuma o controle total sobre suas decisões de investimento. Também significa que você pode pesquisar algumas dessas joias ocultas das quais outros investidores nunca ouviram falar.”
Guy ressaltou que é preciso conhecer a fundo qual é o seu investimento, sem se deixar levar por dicas de investidores em redes sociais.
#4 Não fazer gerenciamento de riscos
Conforme destacou o analista, expor-se ao risco de forma exagerada vai contra a estratégia inicial. Afinal, quando isso acontece, o investidor tende a tomar decisões emocionais por causa dos altos riscos envolvidos.
“Tente evitar uma alta alavancagem se você for um novato”, pontuou.
#5 Não fazer o armazenamento seguro
Outro erro fatal apontado pelo analista é não armazenar o portfólio de maneira segura ao manter as moedas digitais nas exchanges.
Nesse sentido, ele recomendou que os investidores mantenham suas criptomoedas em carteiras de hardware, que são mais seguras.
“É uma pequena apólice de seguro que você tem que pagar para não perder esses milhões no futuro.”
#6 Não fazer backups
Em sexto lugar, Guy observou que é fundamental fazer backups regularmente tanto das palavras de recuperação quanto das senhas das exchanges — e até mesmo da autenticação de dois fatores.
“Você deve considerar mantê-los em um local seguro, como um cofre”, indicou
#7 Enviar fundos para o endereço errado
Este erro também é mais comum entre os iniciantes que frequentemente enviam fundos para o endereço errado.
Uma alternativa para se certificar que está enviando criptomoedas para o endereço certo é fazer uma transação de teste com uma quantia menor.
“Na maioria dos casos, os fundos que são enviados para endereços errados não podem ser recuperados”, alertou.
#8 Não considerar os impostos
Guy destacou ainda que os investidores precisam sempre levar em consideração as implicações fiscais.
“O cobrador de impostos tornou-se bastante eficiente quando se trata de rastrear essas transações. Também pode querer considerar quando vai realizar o lucro, pois isso terá impacto no seu lucro em vários anos fiscais.”
#9 Revelar seus investimentos
Em penúltimo lugar, o analista destacou que um erro comum e catastrófico é revelar a outras pessoas quantas criptomoedas possui e quanto investiu nelas.
“Eles não precisam saber quanto você tem. E, ao fazer isso, você se abre para um roubo ou coisa pior.”
#10 Cair em golpes
Por fim, mas não menos importante, Guy destacou que é mais normal do que se pensa cair em golpes com criptomoedas. Esses golpes variam de esquemas de pirâmide a ataques de phishing.
“Você sempre precisará se perguntar se a oferta em questão é boa demais para ser verdade”, aconselhou.
Leia também: Criptomoedas ainda podem saltar 22.000% nessa alta, afirma analista
Leia também: Token esquecido dispara 900% em 7 dias; veja se você tem
Leia também: Dogecoin é maior que Ferrari e Adidas em valor de mercado