O Diego Vellasco CEO da plataforma ChameleonBit.trade, é o primeiro brasileiro a realizar um casamento sem a necessidade de uma entidade governamental.
Antes de mais nada gostaríamos de agradecer os patrocinadores (Exccy Bank, ChameleonBit e Bitstarter) que ajudaram para que acontecesse este primeiro casamento brasileiro via blockchain.
A cerimonia aconteceu na Campus Party 2017, após sua palestra sobre “Bitcoin para Iniciantes” no palco Empreendedorismo. Como assim? Tudo graças a tecnologia Blockchain, que é uma rede distribuída, o que significa que está espalhada por todo o planeta e livre de fraudes. Uma vez que seu certificado esteja registrado nessa rede ninguém pode alterá-lo, nem mesmo empresas ou o governo.
Como mencionamos no Brasil é primeiro caso de casamento usando a blockchain, mas em 2014 ocorreu outro casamento na Disneylândia durante uma conferência relacionada à criptomoedas. No caso de Diego o registro foi feito através da Originalmy, que é uma empresa blockchain responsável por autenticar documentos.
Você deve estar se perguntando, mas o que é uma Assinatura Digital?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
É uma identidade única e exclusiva do documento, que comprova:
- Autenticidade: Comprova que o documento é ele mesmo
- Integridade: Qualquer alteração faz com que a assinatura não corresponda mais ao documento
- Irretratabilidade ou não-repúdio: Não é possível negar a autenticidade do documento
E a justiça reconhece este tipo de registro?
Depois do registro efetivado, você já possui uma prova legal de autenticidade. Para reforçar a validade jurídica de contratos, as partes envolvidas podem comprovar sua ciência e concordância sobre o conteúdo registrado, garantindo validade jurídica internacional para o seu registro.
Além disso, a justiça brasileira já faz uso de assinaturas digitais e certificados digitais no cotidiano.
Embora não exista jurisprudência específica sobre o blockchain, você já possui uma prova legal de autenticidade pois um documento assinado digitalmente e certificado em uma rede pública de maneira irrevogável, com conhecimento e concordância de todas as partes envolvidas sobre o conteúdo registrado,pode ser considerado prova adicional e complementar em casos de disputa.
Para saber mais como funciona a Assinatura Digital, acesse: OriginalMy.com