DeFi

Vitalik lista 3 razões pelas quais as DAOs são melhores que as corporações

O cofundador do Ethereum, Vitalik Buterin, publicou um texto defendendo a utilidade das organizações autônomas descentralizadas (DAOs). Ele destacou três razões pelas quais considera as DAOs melhores que as empresas.

De acordo com Buterin, as DAOs têm vantagens únicas em comparação com as corporações tradicionais. Isso porque não são obsoletas quando comparadas às organizações centralizadas.

Uma DAO é uma estrutura de governança nativa de blockchain, sem uma hierarquia centralizadora ou CEO. Em vez disso, os membros da organização tomam as decisões votando usando tokens de governança, que são implementados por meio de contratos inteligentes.

Conforme explicou Vitalik, as DAOs têm sido frequentemente criticadas por serem ineficientes em comparação com as estruturas de governança tradicionais. Ele argumentou que as críticas ocorrem porque as tentativas de governança descentralizada no mundo corporativo tiveram sucesso limitado.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Poder das DAOs

No entanto, o desenvolvedor afirmou que a tomada de decisão descentralizada pode funcionar melhor em “ambientes côncavos”. Ou seja, em cenários em que compromissos entre duas decisões extremas levam aos melhores resultados.

“Quando as decisões são côncavas, confiar na sabedoria das multidões pode dar melhores respostas”, disse Vitalik. “Nesses casos, estruturas do tipo DAO com grandes quantidades de entrada diversificada para a tomada de decisões podem fazer muito sentido.”

Além disso, ele apontou que os aplicativos que devem continuar em operação quando ameaçados por grandes atores externos são melhor governados por entidades descentralizadas. Como exemplo, ele cita o BitTorrent, um sistema descentralizado de compartilhamento de arquivos.

“Por ser descentralizado, o BitTorrent desfruta não apenas de resistência à censura, mas também de confiabilidade de longo prazo que atrai investimentos de longo prazo. Da mesma forma, as DAOs podem servir como alternativas à censura e resistentes à instabilidade para as corporações”, afirmou.

Por fim, segundo ele, a governança descentralizada é indiscutivelmente melhor para promover uma “justiça crível”. Neste caso, o uso de DAOs se justificam em sistemas que exigem algum grau de tomada de decisão subjetiva.

“Estes podem incluir DAOs algorítmicas de stablecoin, tribunais descentralizados (ex. Kleros) ou mecanismos de financiamento retroativo (ex. Optimism DAO)”, disse.

Leia também: Bitcoin, Imposto e a Mineração Insustentável do Blockchain 

Leia também: Número de golpes com criptomoedas no YouTube sobe 335%

Leia também: Veja quanto as maiores celebridades do mundo pagaram por seus NFTs 

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.