O cofundador do Ethereum, Vitalik Buterin, anunciou que a rede irá impulsionar o número de transações por segundo (TPS) em sua versão Ethereum 2.0. Com isso, conseguirá alcançar 100 mil transações por segundo.
Portanto, conforme informou, a questão da escalabilidade do Ethereum deve deixar de ser um problema em breve. Já que a versão 2.0 foi projetada justamente para melhorar a escalabilidade e o desempenho da blockchain, à medida que passa do mecanismo de consenso de prova de trabalho (PoW) para Prova de participação (PoS).
O anúncio foi feito em um tuíte, publicado por ele no dia 30 de junho:
“A escala ETH2 para dados estará disponível antes da escala ETH2 para a computação em geral. Isso implica que os rollups serão o paradigma de escala dominante por pelo menos alguns anos: primeiro ~ 2-3k TPS com eth1 como camada de dados, depois ~ 100k TPS com eth2 (fase 1)”, declarou.
Sobre rollups, o que Buterin que dizer é que as soluções de segunda camada aumentarão a velocidade da rede antes que as atualizações sejam implementadas diretamente na blockchain.
O lançamento da rede 2.0 ainda não tem uma data para acontecer. O lançamento inicial estava previsto para ocorrer em janeiro, mas houve um atraso. Além disso, conforme Buterin enfatiza no tweet, a transição não ocorrerá da noite para o dia.
Um das respostas recebidas por Buterin veio do CTO da Block.One, empresa por trás do EOS, Daniel Larimer. Ele perguntou quantas transações sequencialmente dependentes por segundo o Ethereum poderia processar.
Para isso, Buterin respondeu que, potencialmente, milhares de transações:
“Na verdade, os rollups também podem potencialmente subir para milhares ou mais nessa dimensão”, pontuou.
Conforme informou a empresa de dados e análises de criptomoedas Glassnode nesta quinta-feira, dia 2 de junho, o número de endereços com saldo diferente de zero em ETH alcançou a marca de 42.668.818.
O ATH [All Time High] anterior, de 42.665.530, foi observado ainda no dia 2, informou a Glassnode.
Isso mostra um possível aumento de interesse pela segunda criptomoeda mais popular do mercado.
Leia também: Mais de 11.000 Bitcoins estão emitidos na rede Ethereum
Leia também: Números da Ethereum atingem máximas históricas durante preparação para atualização
Leia também: Ethereum 2.0 acumula mais de 400 nós ativos em rede de teste