Categorias Notícias

Visa integrará blockchain em solução de pagamentos até 2019

Siga o CriptoFacil no

A Visa, gigante mundial de pagamentos com cartão, anunciou oficialmente que até março de 2019 disponibilizará ao mercado a sua primeira solução de pagamento integrada com blockchain, o Visa B2B Connect, que será a plataforma blockchain corporativa da instituição e que permitirá pagamentos entre empresas. A aplicação foi construída por meio de uma parceria com a IBM e usa o Hyperledger Fabric.

O Visa B2B Connect foi anunciado, pela primeira vez, há cerca de dois anos e busca ser uma solução alternativa ao Swift no que diz respeito a transferências e pagamentos transfronteiriços. O serviço converte as informações de um participante, incluindo números de conta e outros dados confidenciais, com um identificador exclusivo para facilitar transações mais rápidas e menos suscetíveis a fraudes. Fundamentalmente, as transações corporativas transnacionais enviadas pelo B2B Connect são processadas do banco de origem diretamente para o destinatário no banco beneficiário.

Publicidade

A inclusão da funcionalidade do Hyperledger Fabric nos principais ativos da Visa ajudará a melhorar e facilitar as transações financeiras em uma rede escalável de permissões para garantir “uma experiência de pagamento transnacional sem atritos com segurança, confiança e transparência”, disse a Visa em um comunicado de imprensa.

“O B2B Connect é um dos exemplos mais poderosos até hoje de como a blockchain está transformando pagamentos”, destacou o gerente geral da IBM Blockchain Services Jason Kelley.

No mês passado, o maior banco da Tailândia em valor de mercado, o Kasikornbank, tornou-se a primeira instituição financeira do país a realizar pagamentos no exterior usando a plataforma blockchain da Visa.

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.