Ao que tudo indica, o governo da Venezuela pode estar testando o Bitcoin como meio de pagamento para emissão de alguns passaportes. No entanto, segundo relatos, o serviço estaria disponível apenas para cidadãos venezuelanos residentes em outros países.
A especulação sobre a aceitação da criptomoeda teve início no Reddit. Isso porque, nesta quarta-feira, dia 22 de junho, o usuário iguano80 postou na rede social uma imagem mostrando que o serviço de passaportes do país oferecia o Bitcoin como forma de pagamento.
O órgão responsável pelo serviço de passaportes no país é o SAIME (Serviço Administrativo de Identificação, Migração e Estrangeiros da Venezuela). Desta forma, caso se confirme, a iniciativa pode ser resultado dos efeitos das sanções econômicas que suspenderam temporariamente os pagamentos com cartão de crédito no país.
Depois disso, no Twitter, o usuário @BTClovera disse ter confirmado a aceitação do criptoativo para cidadãos que morem fora da Venezuela:
“#Bitcoin é sem fronteiras, resistente à censura.
Não tem distinção. Direita ou esquerda.
Se eles bloquearem pagamentos para a Venezuela, $BTC corrige isso.É chato, mas é o que é.
Acabei de verificar pessoalmente e é totalmente verdade. #Venezuela , o serviço de imigração, está aceitando #Bitcoin para pagamentos. Renove o passaporte ou solicite uma extensão [serviço que adiciona dois anos ao passaporte vencido].”
Embora a suposta aceitação do Bitcoin tenha gerado frisson nas redes sociais, ainda não há informações oficiais sobre o serviço.
Além disso, a chefe de imprensa da Superintendência Nacional de Criptomoedas, Marbellis Linares, negou a informação. E que a opção de pagamento Bitcoin não está, de fato, funcionando.
“Não está funcionando, a informação é falsa”, disse Linares, respondendo a um tweet que pedia uma confirmação sobre a aceitação do BTC.
A notícia compartilhada era do portal de notícias CriptoNotícias. Na matéria, o site informava que o SAIME teria ativado o pagamento de passaportes com Bitcoin em sua plataforma digital.
Leia também: Bitcoin pode ultrapassar os R$ 100.000, afirma Mike Novogratz
Leia também: Grayscale imobiliza 10 mil Bitcoins; Entenda como isso afeta o mercado
Leia também: Análise do Bitcoin; Indicador mostra possível queda no BTC