Uma rede de testes da plataforma de blockchain Algorand foi disponibilizada ao público, anunciou a empresa responsável pelo projeto nesta terça-feira, 16 de abril.
Conforme mostra o artigo da Coindesk, a Algorand, plataforma baseada em prova-de-participação (Proof-of-Stake, ou PoS) foi lançada por Silvio Micali. Micali é professor no Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT) e vencedor do Prêmio Turing em 2017. O prêmio, nomeado em homenagem ao criptógrafo britânico Alan Turing, é considerado o “Prêmio Nobel da Computação”.
Ao longo de 2018, a Algorand arrecadou cerca de US$66 milhões em financiamento, incluindo patrocinadores como as empresas de capital de risco Union Square Ventures e Pillar. Ambas participaram da rodada de investimentos da Algorand que arrecadou US$4 milhões em fevereiro do ano passado.
A abordagem tecnológica da Algorand busca criar um sistema descentralizado que ofereça escalabilidade e segurança, bem como a eliminação do risco de “hard fork” ou divisão em redes separadas, como Micali detalhou em um post publicado no início deste mês.
De acordo com a startup, ao lançamento público segue um período de teste privado no qual várias centenas de usuários participaram. Uma rede de testes somente para convidados foi lançada em julho do ano passado.
Agora, a Algorand espera atrair um número maior de usuários para “interagir com a rede de testes e fornecer feedback sobre a qualidade, função e experiência geral do protocolo”, de acordo com um comunicado de imprensa.
“Abrir a versão para o público é um marco importante em nossa jornada para o lançamento de código aberto da tecnologia”, disse o CEO Steve Kokinos em um comunicado. “Hoje é um marco para nossa missão geral de permitir que a comunidade da Algorand colabore, inove e contribua para a evolução de nossa plataforma pública de blockchain.”
Leia também: Ex-procuradora dos EUA e vencedor do prêmio Nobel de economia debatem sobre criptoativos