Foto: Vecteezy/Freepik
A gestora de ativos VanEck está avançando no setor de criptomoedas. Dessa vez a empresa enviou uma proposta de lançar o primeiro ETF de BNB à vista nos Estados Unidos.
Como parte da iniciativa, a gestora de investimentos protocolou o formulário S1 na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC). Agora, a SEC tem um prazo de 45 dias para dar seu feedback em relação ao pedido. No mês passado, a gestora protocolo um pedido para criar o primeiro ETF spot do token da Avalanche (AVAX).
A iniciativa da VanEck reflete o crescente interesse em ETFs de altcoins, à medida que os investidores buscam exposição diversificada a criptomoedas além do Bitcoin e do Ethereum. Por outro lado, a empresa também começa a expandir seus fundos para outros lugares, lançando produtos semelhantes na Europa.
De acordo com a VanEck, o fundo também quer fazer staking de BNB. Ou seja, ganhar juros para validar as transações da rede e utilizar esses retornos para gerar valor aos cotistas. A SEC proibiu ETFs de criptomoedas de fazerem staking, mas a gestão Donald Trump se mostrou disposta a flexibilizar essa prática.
Se aprovado, os ativos em BNB do fundo poderão ser utilizados para gerar recompensas de staking, BNB adicionais ou outras formas de renda. De certa forma, eles até poderiam utilizar a prática para distribuir dividendos aos cotistas, vendendo parte dos BNB obtidos com o staking.
Esta iniciativa segue o registro da VanEck em Delaware para lançar um ETF de BNB no início de abril de 2025. A iniciativa da VanEck é significativa, pois seria o primeiro ETF lastreado em BNB dos EUA.
Embora produtos relacionados à BNB, como o 21Shares Binance BNB ETP, estejam disponíveis, eles são estruturados como produtos negociados em bolsa (ETPs) em vez de ETFs tradicionais. ETPs são instrumentos financeiros que acompanham o desempenho de um mercado subjacente e são negociados em bolsa como ações.
Além disso, os ETFs de staking também não são uma realidade nos EUA, apesar do Canadá ter aprovado esses fundos recentemente.
Até o fechamento desta matéria, o preço da BNB está avaliado em US$ 595, uma alta de 0,8% nas últimas 24 horas. O token também sofreu quedas de 2,2% e 0,69% na última semana e mês, respectivamente.
Apesar dessa tendência negativa predominante, a iniciativa da VanEck com o ETF de BNB gerou otimismo generalizado quanto à potencial alta do preço do token. Isso fica ainda mais claro pelo sentimento positivo dentro da comunidade, refletido no aumento do volume de negociações.
Nas últimas 24 horas, o volume de negociações aumentou quase 15%, para US$ 1,41 bilhão.
De forma significativa, o possível lançamento do ETF de BNB pela VanEck pode impactar positivamente o preço do token por meio do aumento da demanda e de melhores opções de investimento. Espera-se que o aumento previsto na demanda desencadeie um aumento no preço do BNB.
Além disso, o sentimento positivo existente e o aumento do volume de negociações podem impulsionar o preço do BNB para cima, potencialmente revertendo sua atual tendência negativa.