O halving do Bitcoin tem feito muitos usuários deixarem as exchanges de lado e guardarem seus Bitcoins. É o que mostra um estudo da empresa de análise Glassnode.
De acordo com dados do Bitcoin Exchange Net-Flow, quase 24.000 Bitcoins foram retirados das exchanges desde 11 de maio, data do halving.
“Nas horas anteriores e posteriores ao halving do #Bitcoin, o fluxo líquido das exchanges diminuiu significativamente. Até agora, o evento não teve impacto na tendência dos investidores de retirarem $BTC das exchanges em 2020.”
A tendência mencionada pela Glassnode começou em meados de abril. Naquele mês, o volume de Bitcoins em exchanges atingiu o menor valor desde 2016. Desde então, houve apenas uma breve suspensão nas horas antes e depois do halving.
O mesmo aconteceu no mês de março, quando usuários retiraram mais de 160 mil Bitcoins das exchanges em apenas 15 dias.
O número de endereços ativos diários de Bitcoin ultrapassou 1 milhão pela terceira vez na história. Antes disso, o número de usuários ativos registrou volumes semelhantes apenas em meados de junho de 2019 no grande rali de alta no final de 2017.
O número de novos endereços também tem aumentado constantemente, com a média semanal atingindo uma alta de dois anos durante esta semana.
Desde que surgiram, as exchanges são questionadas regularmente pela comunidade, especialmente por aspectos de segurança dos criptoativos. A conta não oficial do Bitcoin no Twitter, com mais de 1 milhão de seguidores, tem uma frase que já tornou-se mantra da comunidade:
“Sem suas chaves; sem suas moedas”.
Enquanto isso, os ataques hackers a exchanges estão aumentando em quantidade e se tornando mais sofisticados. A empresa de análise de dados Chainalysis, em seu Relatório de Crimes de 2020, apontou que mais de US$ 1,1 bilhão (R$ 6,6 bilhões) em criptoativos foram roubados apenas em 2019.
Todavia, o aumento não foi apenas nos valores roubados. A quantidade de ataques aumentou para 11 no mesmo ano, o maior número da série histórica registrada pelo relatório.
Leia também: Hash rate do Bitcoin não é afetado pelo halving
Leia também: Análise do Bitcoin; Confira o que esperar após o halving do BTC
Leia também: Bitcoin reduz recompensas após passar pelo seu terceiro halving