Categorias Notícias

Usuário perde 593 Ethereum em NFTs com ataque phishing

Siga o CriptoFacil no

Um artista nova-iorquino e colecionador de tokens não fungíveis ​​(NFT) conhecido como Toddkramer revelou que foi vítima de um golpe milionário.

Conforme revelou o entusiasta de criptomoedas, o golpe lhe custou a perda temporária de 16 tokens pertencentes à famosa coleção Bored Ape Yacht Club (BAYC), avaliada em mais de US$ 2 milhões.

Publicidade

De acordo com Toddkramer, ele foi vítima do suposto hacking por um ataque de phishing, causado por um contrato inteligente malicioso cujo alvo são carteiras descentralizadas como a MetaMask.

Por meio deste tipo de ataque, se o usuário clicar no contrato malicioso e não ler os termos das autorizações, concede permissão para o contrato gastar tokens em seu nome.

O usuário revelou que os 16 NFTs roubados pertencem a três coleções diferentes: 8 do Bored Ape Yacht Club, 7 do Mutant Ape Yacht Club e 1 Clonex NFT.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Assim, com base nas estimativas de preço de cada peça, o valor total dos bens roubados chegou a 593 Ethereum (ETH). Isso equivale a US$ 2,24 milhões.

Phishing

Toddkramer compartilhou parte de sua experiência e angústia ao ver seus NFTs desaparecidos no Twitter:

“Eu fui hackeado. Todos os meus Bored Ape Yacht Club se foram. Eles apenas os venderam. Por favor, me ajude”.

Publicidade

Em seguida, ele acrescentou que o golpista estava pedindo dinheiro em seu nome:

“Agora há um golpista que usa meu nome. Não estou implorando por dinheiro”, escreveu ele.

O responsável pelo golpe tentou vender as peças no mercado de NFT OpenSea. No entanto, o aplicativo congelou os ativos e eles podem ser devolvidos à Toddkramer.

Publicidade

“Estou esperando que a equipe OpenSea entre na jogada. Lição aprendida: use uma carteira de hardware. Eu nunca soube que havia tantas contas de trolls. A gentileza prevalece e a comunidade é muito legal”, disse ele.

Os golpes relacionados aos NFTs têm se tornado cada vez mais comuns. Isso se deve ao crescimento que esses ativos tiveram neste último ano, impulsionados, em geral, por jogos play-to-earn.

Leia também: Prepare-se para uma queda de 23% no preço do XRP, aponta especialista 

Publicidade

Leia também: Mais de 20 mil caixas eletrônicos de Bitcoin foram instalados somente em 2021 

Leia também: AVAX ainda tem chance de subir antes de 2022 começar, diz trader

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.