E mais um ataque em uma criptomoeda de menor porte causou um enorme barulho na comunidade. Na madrugada desta quarta-feira, 04 de julho, a Binance, maior exchange do mundo, suspendeu suas atividades temporariamente. A exchange fez o anúncio após a suspeita de um ataque de 51% na criptomoeda Syscoin ter causado problemas na API da empresa.
Às 3:27 da madrugada, a Binance anunciou a paralisação das operações de saques e negociações na plataforma da exchange. De acordo com o comunicado, tratava-se de uma manutenção de rotina – algo que despertou suspeitas após o anúncio da Syscoin, liberado algumas horas antes.
De acordo com o Twitter da criptomoeda, as operações foram suspensas depois de suspeitas de uma falha em sua blockchain. A falha teria sido oriunda de um ataque de 51%, o qual teve objetivo de roubar poder de mineração na Syscoin. O ataque teria causado a mineração de 1.2 bilhão de SYS em um único bloco – de uma moeda cuja oferta máxima é estimada em 888 milhões de unidades.
Ainda segundo o caso, descrito de forma detalhada por um usuário no Twitter, a API da Binance teria sido hackeada com o objetivo de causar uma manipulação de preços através da compra e venda de SYS por Bitcoin. Após a operação, os golpistas teriam tentado retirar os bitcoins da exchange, o que poderia ter causado um grande desvio de fundos na exchange, a maior do mundo.
Entretanto, o ataque parece não ter sido bem sucedido. Em um tuíte divulgado duas horas após o pedido de bloqueio de negociações pela Syscoin, o CEO da Binance anunciou que todos os fundos da plataforma estavam seguros.
Nas primeiras horas desta quarta-feira, a Binance lançou um novo comunicado oficial sobre a situação. A empresa, de maneira bastante ágil para a situação, anunciou cinco medidas que serão tomadas para evitar novos ataques semelhantes.
Ataques de 51% têm se tornado cada vez mais comuns. Os últimos casos envolveram o Bitcoin Gold, a Verge, ZenCash e o Litecoin Cash. A maioria dos ataques desse tipo são direcionados para moedas de menor porte, cujo hashrate e valor de mercado tornam mais fácil de realizar essa operação. Um site, recentemente, calculou os custos de um ataque de 51% em cada uma das principais moedas do mercado.
A Syscoin é um exemplo dessas moedas, ocupando a posição 72 no Coinmarketcap e com um valor de mercado de US$135 milhões.