É comum usuários se preocuparem em escolher uma carteira (wallet) que mantenha seguros os seus fundos de qualquer criptomoeda, principalmente pela valorização que se encontra o bitcoin.
Como já citei em outra postagem como guardar seus bitcoins com segurança, o único modo em ter seus bitcoins em seu controle é tendo acesso a chave privada.
Existem dois “tipos” de chave privada:
5HpHagT65TZzG1PH3CSu63k8DbpvD8s5ip4nEB3kEsreAnchuDf
pause alone book scissors day olive virtual order burst oblige rival hint
Vale lembra que o processo abaixo não funciona para wallet online ou exchanges, já que os endereços são gerados pela própria plataforma e você não tem a opção de importar ou exportar as chaves privadas dos endereços.
Baixe a aplicação no site electrum.org nesse exemplo estou usando a versão portable, não necessita instalação ao executar vai exibir a seguinte tela:
Click em next, na próxima tela você pode definir um nome para wallet, vou deixar padrão clicando em next novamente.
Na tela a seguir você deixa marcada a primeira opção e clica em next:
Agora na tela a seguir vamos escolher a opção “I already have seed”, dessa forma podemos resgatar bitcoins usando a SEED ou você pode optar pela terceira opção usando uma chave privada.
Pronto, agora só precisamos colocar a SEED e clicar em next para finalizar o processo de importação, caso a opção next não esteja ativa, basta clicar em options e marcar a opção BIP39 SEED.
Na imagem acima deixem como esta click em next.
Caso queira encriptar esta wallet defina uma senha, preencha caso queira usar em definitivo esta wallet para futuras transações.
Feito isso você já terá acesso aos seus bitcoins. Após essa importação recomendo não usar mais essa SEED ou chave privada, mova seus bitcoins para outro endereço que você tenha controle.
Além da Electrum existem outros programas que são capazes de importar SEED e chave privadas, a exemplo do app da Mycelium e JAXX, basta seguir o procedimento indicado no app de ambos.
Abaixo você confere alguns wallet que recomendo por dois motivos: Além de você ter acesso total sobre as chaves privadas, você pode definir ou escolher a melhor taxa (fee) de rede para sua transação.
Em fim, use sempre wallet que você tenha acesso à chave privada ou SEED, sempre mantenha mais de uma copia de segurança dessas chaves e guarde em locais seguros.
E ai este tutorial resolveu seu problema? Comente abaixo.
Quer receber as notícias em primeira mão? Participe do nosso canal no Telegram: https://t.me/criptomoedasfacil (@criptomoedasfacil)