O mercado de altcoins parece continuar seguindo os passos do principal criptoativo do mercado, o Bitcoin. Porém, cada vez que o BTC desvaloriza, as demais criptomoedas do mercado sofrem perdas significativas, levantando um alerta para muitas pessoas da possibilidade das altcoins que elas possuem nunca mais voltarem às suas altas de preço anteriores.
No entanto, o trader Peter Brandt diz que o destino do mercado de altcoins pode ser muito pior do que nunca mais atingir novos patamares de preço. O trader profissional afirma que em cinco anos, 99% de todos as criptomoedas serão uma memória distante.
O Bitcoin tem a vantagem de ser pioneiro, estar ganhando interesse institucional e suporte regulatório, e provavelmente continuará sendo o principal criptoativo em valor de mercado. Já aqueles outros criptoativos que estão logo atrás dele, poderiam praticamente ser esquecidos.
A afirmação de Peter Brandt vem em resposta a um tuíte que sugeria que Litecoin, Ethereum e Ripple continuariam estabelecendo novas mínimas de preço e que os traders de criptoativos deveriam se concentrar no Bitcoin como seu principal ativo de escolha.
Trata-se de uma declaração ousada do trader, que recebeu muitas críticas de detentores das mais diversas altcoins, mas principalmente das três maiores além do Bitcoin que ele mencionou anteriormente. Os investidores de Litecoin, Ethereum e Ripple foram particularmente defensivos, mas mais tarde, Brandt esclareceu que “LTC e ETH têm muito mais a seu favor” do que o restante das altcoins, às quais ele se refere como “pilha de lixo”.
No entanto, Brandt pode não estar errado sobre sua afirmação. Recentemente, o CriptoFácil publicou um artigo sobre a situação atual daquelas que eram as seis principais criptomoedas do mercado em 2013. A única criptomoeda reconhecível na lista, além do próprio Bitcoin, é a Litecoin.
A lista inclui criptomoedas que eram importantes na época, como Peercoin e Namecoin. Se você está se perguntando quais são essas altcoins, talvez não seja tão absurdo concordar que os 10 principais criptoativos do mercado atual podem ser esquecidos nos próximos cinco anos, como disse Brandt.
Faz mais de cinco anos desde que muitas dessas criptomoedas enfeitaram o ranking dos 10 principais criptoativos em valor de mercado, e a maioria delas nunca mais voltou à lista ou recuperou o status que possuíam. Somente o tempo dirá se altcoins como Ethereum ou Ripple serão vítimas do mesmo destino, enquanto a Litecoin vai se mantendo no ranking desde a sua criação.
Leia também: Como estão as top 6 criptomoedas de 2013 atualmente?