Mercado

Tokens de Inteligência Artificial lideram lucros em 2024, com retornos acima de 2.900%

Siga o CriptoFacil no

As narrativas mais lucrativas do mercado de criptomoedas em 2024 foram os tokens de inteligência artificial (IA) e as memecoins, de acordo com dados de retorno médio anual.

Conforme apontou o CoinGecko em um relatório recente, os tokens de IA registraram os maiores ganhos, com 2.939,8% de retorno no acumulado do ano (YTD). Enquanto isso, as memecoins ficaram logo atrás, com 2.185,1%.

Publicidade

Vale ressaltar que as memecoins foram a principal narrativa do mercado cripto em 2024 em termos de interesse global dos investidores. Essa classe de ativos capturou 14,36% do interesse global. Enquanto isso, os tokens de IA ficaram em segundo lugar com 12,58%.

Tokens de IA e memecoins deram os maiores lucros

De acordo com o CoinGecko, as memecoins tiveram um início explosivo em março, quando seus retornos saltaram de 96,6% para 1.713,1% em um único mês.

Apesar da alta volatilidade, as memecoins mantiveram-se como a narrativa mais lucrativa por boa parte do ano, atingindo um pico de 3.211,4% em 9 de dezembro. Entretanto, o interesse nesse segmento diminuiu no final do ano, resultando em uma correção nos preços.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Enquanto isso, a narrativa de IA, impulsionada pela popularidade crescente do Virtuals Protocol (VIRTUAL), experimentou uma forte recuperação no fim do ano. O relatório apontou que os seus retornos praticamente dobraram em dezembro, subindo de 1.598,1% para 2.939,8%, superando as memecoins como narrativa mais rentável.

RWA, Layer 1 e DeFi

A narrativa de ativos do mundo real (RWA – Real World Assets) ocupou o terceiro lugar, com ganhos médios de 819,5% YTD. Após um crescimento constante no início do ano, os retornos da narrativa estabilizaram-se entre abril e outubro, retomando a alta em novembro, puxados pela valorização do token MANTRA (OM).

Outras narrativas populares, como Layer 1, DePIN e DeFi, registraram ganhos modestos, com retornos de 142,5%, 135,4% e 101,4%, respectivamente.

Publicidade

Esses números ficaram próximos ao desempenho do próprio Bitcoin, que valorizou 125,5% no mesmo período. Ou seja, a compra de Bitcoin sozinho foi tão lucrativa quanto essas narrativas mais conservadoras.

GameFi e Layer 2 tiveram baixo desempenho

No extremo oposto, as narrativas de GameFi e Layer 2 ficaram entre as menos lucrativas em 2024. A narrativa de GameFi obteve um retorno de apenas 14,7%, enquanto seis dos dez maiores tokens de jogos sofreram quedas entre 3,1% e 32,9%.

A narrativa de Layer 2 foi a única a apresentar perdas no acumulado do ano, com um retorno negativo de 20,7%. Sete dos dez maiores tokens do setor registraram desvalorizações que variaram de 6,3% a 75,3%, em meio a uma crescente tendência de projetos lançando suas próprias soluções Layer 2.

Publicidade
Fonte: CoinGecko
Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

Este website usa cookies.