Categorias Notícias

Tokenização de ativos é tendência, afirma Banco Central

Siga o CriptoFacil no

O presidente do Banco Central do Brasil (Bacen), Roberto Campos Neto, comentou nesta quarta-feira (18) que a digitalização de ativos com blockchain e tokenização são uma tendência no Brasil.

Entretanto, ele ponderou que o país ainda está atrasado nesse sentido. Mesmo assim, garantiu que o Bacen vai trabalhar nessa frente: 

Publicidade

“Em algum momento o BC terá que olhar para isso e ver o que pode ser feito, disse ele referindo-se a tokenização de ativos”.

Benefícios da tokenização de ativos

Para Omar Hamwi, do Dash Core Group, a tokenização forneceria um valor de mercado justo e aumentaria a compra e venda dos ativos.

Em entrevista ao Cointelegraph Brasil, Hamwi ainda observou que esse processo ajuda a controlar melhor o patrimônio: 

“O outro benefício é, obviamente, o rastreamento de valor. Um ponto importante, especialmente para os ultrarricos, é monitorar seu patrimônio líquido, principalmente porque uma boa parte dele está vinculada a ativos ilíquidos, como casas, ativos alternativos e carteiras globais. A tokenização dos dois primeiros permite acompanhar melhor o patrimônio líquido total.”

PIX ajudará na digitalização

Além da tokenização de ativos, Campos Neto ainda falou sobre a digitalização dos brasileiros.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

De acordo com uma matéria da ISTO É, ele observou que o PIX vai ser um canal importante para possibilitar essa digitalização. Ao mesmo tempo, o sistema também se tornará um canal importante para os serviços do governo.

Segundo ele, a ferramenta é o primeiro passo de um de projeto amplo de tecnologia do Bacen que visa, dentre outras coisas, reduzir o uso do papel-moeda:

“O papel moeda vai ficar cada vez mais questionado sob o ponto de vista de eficiência. Teremos novos modelos de pequenos negócios, com tíquete baixo”, afirmou.

Por fim, Campos Neto ainda comentou o PIX terá novas funcionalidades no futuro. Ele destacou especificamente o sistema de cashback: 

Publicidade

“É muito importante o tema do cashback. Mas nós mesmos não sabemos quais serão as funcionalidades do PIX no futuro”, reiterou.

Leia também: Token DeFi dispara 5.494% em apenas 3 dias

Leia também: Moedas digitais de bancos podem revolucionar juros, afirma economista

Leia também: Veterano declara: lucrar com day trade sem estrutura é impossível

Publicidade
Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.