Tecnologia

TikTok na blockchain? Cofundador do Reddit quer reinventar a plataforma

Siga o CriptoFacil no

O cofundador do Reddit, Alexis Ohanian, passou a integrar a tentativa de aquisição do TikTok nos Estados Unidos liderada pelo bilionário Frank McCourt. Ohanian atuará como conselheiro estratégico no consórcio “The People’s Bid for TikTok”, que busca comprar a plataforma e incorporá-la a um sistema baseado em blockchain.

Ohanian confirmou sua participação no projeto por meio de postagens na rede social X.

Publicidade

“Agora sou oficialmente uma das pessoas tentando comprar o TikTok nos EUA — e trazê-lo para o blockchain”, escreveu.

O plano do consórcio, de acordo com o Project Liberty, organização de McCourt voltada para a governança da internet, é transformar a infraestrutura da plataforma para que priorize privacidade, segurança e independência digital. Por isso, pretende-se usar a tecnologia blockchain.

A venda do TikTok nos EUA ocorre sob pressão de uma lei federal aprovada no ano passado pelo Congresso e sancionada pelo então presidente Joe Biden. A legislação determinou que a plataforma cortasse laços com sua controladora, a chinesa ByteDance, até 19 de janeiro de 2025.

Ou então, a empresa enfrentará um banimento no país. No entanto, o presidente Donald Trump prorrogou o prazo para abril deste ano, permitindo mais tempo para negociações de compra.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Fonte: Alexis Ohanian

TikTok na blockchain?

O consórcio de McCourt, que conta também com o investidor e apresentador do Shark Tank, Kevin O’Leary, já ofereceu US$ 20 bilhões em dinheiro para adquirir a versão americana do TikTok. Alguns analistas, no entanto, acreditam que a plataforma pode valer muito mais, mesmo sem o acesso ao seu algoritmo de recomendação, que McCourt afirmou não ter interesse em adquirir.

Outros potenciais compradores também demonstraram interesse pelo TikTok. Trump mencionou a Microsoft como uma das empresas que avaliam a aquisição. Além disso, a startup de inteligência artificial Perplexity AI propôs integrar seu próprio sistema à plataforma e conceder ao governo dos EUA uma participação na nova entidade resultante.

Outra proposta vem do CEO da Employer.com, Jesse Tinsley, que formou um grupo de investidores incluindo um executivo da Roblox e ofereceu mais de US$ 30 bilhões pelo TikTok.

Publicidade

Enquanto as negociações seguem, Ohanian já sugeriu um novo nome para a plataforma caso sua aquisição seja bem-sucedida: “TikTok: Freedom Edition”.

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

Este website usa cookies.