A descentralização é a base das tecnologias blockchain. A descentralização garante segurança, transparência e integridade de todas as transações na rede. Mas as populares exchange de criptomoedas são realmente descentralizadas e seguras? A maioria das DEXs (exchanges descentralizadas) não consegue aceitar o BTC sem usar um gateway não confiável entre as duas blockchains.
Existem vários tipos diferentes de DEX, como pseudo-descentralizada, trabalhando somente na rede Ethereum, por exemplo, projetos que ligam blockchains uns aos outros usando seus próprios tokens, e exchanges descentralizadas que usam “Hashed Timelock Contracts”.
Anteriormente, era de conhecimento comum que uma exchange de criptomoedas, que não armazenava chaves de usuário, era descentralizada e, portanto, segura. No entanto, a maioria dessas trocas são construídas em uma única blockchain, o que as tornam vulneráveis – para retirar fundos da rede do Bitcoin para uma corretora, por exemplo, é necessário usar um gateway, que usa bitcoin e produz uma “holding”.
Os devotos da centralização acreditam que o armazenamento de chaves privadas em um servidor seguro é mais seguro do que armazenar chaves criptografadas no navegador do usuário. No entanto, se um servidor central for invadido, tudo será roubado (como ocorreu com milhões de bitcoins) e os paranóicos poderão remover a assinatura de transações do navegador para o aplicativo no computador e criptografá-lo.
Como todo código é executado no navegador do usuário, o maior risco é a invasão de scripts estranhos no código. É provável que seja feito pelas extensões que o usuário instalou no navegador ou por um provedor de hospedagem.
Para evitar esses ataques, o Swap.Online usará o cloudflare.com junto com o Workers, uma solução que, em resposta a qualquer solicitação ao domínio, envia um cabeçalho “Política de Segurança de Conteúdo” com o hash do código JS permitido para execução no navegador do usuário. Assim, o hacking no servidor e a maioria dos ataques baseados na introdução de códigos maliciosos serão eliminados. Para entender como isso funciona, veja o vídeo da operação do sistema abaixo ou tente fazer uma troca em https://alpha.swap.online.
Usando o Bitcoin.js, o web3.js e a biblioteca libp2p no IPFS, o Swap.Online criou um sistema de troca entre blocos de blocos diretamente no navegador. Os detalhes completos do sistema podem ser encontrados abaixo:
O código-fonte da exchange é publicado no GitHub e o protocolo é distribuído como Open Source. O AirDrop está agendado para 30 de junho.
A equipe do Swap.Online também está envolvida na implementação comercial e na liberação de produtos relacionados:
Para mais informações, acesse:
Site: https://alpha.swap.online/
AirDrop: https://swap.online/?utm_term=airdrop
Facebook: https://www.facebook.com/Swaponline-637233326642691/
Telegram: https://t.me/swaponlineint
WikiL https://wiki.swap.online/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/swaponline
Twitter: https://twitter.com/SwapOnlineTeam
Medium: https://medium.com/@swaponline
Aviso: Este artigo é apenas para fins informativos, a informação não constitui aconselhamento de investimento ou uma oferta para investir. Criptomoedas Fácil não é responsável por qualquer conteúdo, produtos ou serviços mencionados neste artigo.