Economia

Stablecoin USDA de desenvolvedor da Cardano chegará ao mercado em 2023

A Emurgo, entidade fundadora da blockchain Cardano (ADA), anunciou que pretende emitir uma stablecoin atrelada ao dólar dos EUA, a USDA. A expectativa é que a moeda estável chegue ao mercado no início de 2023.

De acordo com o braço comercial oficial da Cardano, a USDA será a primeira moeda digital estável regulamentada na blockchain e com apoio de uma moeda fiduciária. Além disso, o desenvolvedor da Cardano revelou que a USDA será a primeira entrega de sua linha Anzens. Trata-se de uma linha de produtos de serviços financeiros que visa unir as criptomoedas e as finanças do mundo físico.

A linha Anzens também deve incluir serviços de empréstimos, de pagamentos com cartão com suporte para cripto e pontes entre os mercados tradicionais e os aplicativos descentralizados (dApps).

Stablecoin USDA

Conforme destacou a Emurgo, os usuários poderão converter USD em USDA por meio de cartões de crédito ou de débito. Além disso, poderão usar transferências bancárias ou conversão de USDA em ADA – token nativo da rede.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“A introdução de uma stablecoin respaldada por fiat [moeda fiduciária] e em conformidade com as regulamentações é o próximo passo para concretizar o futuro de nossa comunidade”, disse o diretor da Emurgo Fintech, Vineeth Bhuvanagiri, em nota ao CoinDesk.

Para lançar a moeda digital estável, a Emurgo fez uma parceria com uma empresa de serviços financeiros regulada e com sede nos EUA. Essa empresa será a parceira bancária para emitir a USDA; mas a Emurgo não divulgou o seu nome. Além disso, a parceira da Emurgo vai atuar para garantir que a moeda esteja em conformidade e que cumpra as diretrizes regulatórias.

Em breve, a empresa também pretende permitir a conversão da USDA em outras moedas digitais estáveis como USD Coin (USDC) e Tether (USDT). A longo prazo, a ideia é que seja possível converter a USDA em outros ativos como Bitcoin (BTC) e Ether (ETH), por exemplo.

Stablecoins da rede Cardano (ADA)

Vale destacar que este não é o primeiro projeto de stablecoin ligado à rede Cardano. Isso porque, em 2021, a equipe por trás da rede anunciou a moeda digital estável Djed. De acordo com o anúncio de Charles Hoskinson, fundador da Cardano, o ativo será emitido pela a empresa de software COTI.

Conforme informou ele, a ideia é que o protocolo Djed tenha base em um design algorítmico, que alavanca contratos inteligentes para garantir a estabilidade de preços. Além disso, o protocolo deve usar a programação de contrato inteligente para garantir que a stablecoin funcione de modo eficaz para transações de DeFi.

Contudo, após o colapso da stablecoin algorítmica Terra USD (UST) em maio deste ano, não se sabe se os planos ainda serão esses.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.