A Square Crypto, empresa de pagamentos lançada pelo fundador do Twitter, Jack Dorsey, anunciou seu projeto para apoiar o desenvolvimento do Bitcoin. Trata-se de um programa de doações Square Grants que será disponibilizado ao público.
De acordo com o comunicado, publicado nesta quarta-feira, dia 4 de março, a Square já concedeu quantias não reveladas a dois desenvolvedores de Bitcoin. Um deles é o Jon Atack, um colaborador e pesquisador de protocolo do Bitcoin Core. O outro, Tankred Hase, é um desenvolvedor de Bitcoin que se concentra na experiência do usuário e promete “simplificar a auto-custódia de quantidades menores de Bitcoin. Ambos já haviam feito um trabalho significativo no que diz respeito ao desenvolvimento do Bitcoin. Além disso, apoiaram os desenvolvedores BTCPayServer e o ZmnSCPxj.
“Apoiamos o Bitcoin construindo kits de ferramentas para desenvolvedores, contribuindo para a Lightning Network e o Bitcoin Core e fornecendo concessões que liberam os desenvolvedores para trabalharem no Bitcoin à sua maneira. (…) Se você não tiver os meios financeiros para criar liberdade financeira para os outros, um Square Crypto Grant pode ser o que você precisa”, informou o comunicado.
As regras para participação do programa também foram apresentadas no anúncio. Segundo a Square, as subvenções podem ser concedidas a uma equipe ou a um indivíduo que trabalha em um projeto de Bitcoin. Esses projetos precisam sem gratuitos e de código aberto, sem fins lucrativos ou de negócios. Além disso, os candidatos podem trabalhar de qualquer lugar, considerando, obviamente a legislação local. A Square ainda destaca:
“As propostas devem ter como objetivo melhorar o Bitcoin por meio de UX, dimensionamento, privacidade, segurança ou algo mais em que não pensamos. Os candidatos devem estar em boa situação com a comunidade Bitcoin”.
No comunicado ainda consta uma lista de exemplos de projetos aplicáveis. Dentre eles estão: desenvolvimento de bibliotecas de carteiras de Bitcoin; melhorias no gerenciamento de chaves privadas; implementações de privacidade e melhorias na robustez e descentralização da mineração.
Leia também: Bitcoin: um porto mais seguro contra a maioria das tempestades