Tecnologia

Sony vai rastrear ativos digitais em videogames usando blockchain

A multinacional Sony submeteu um pedido de patente que envolve um “sistema para rastrear ativos digitais associados a videogames” a partir de um registro distribuído. De acordo com o resumo do pedido, os ativos digitais em questão podem ser, por exemplo, ativos do jogo, como itens ou personagens. Ou então podem ser ativos de mídia digital de videogame, como videoclipes ou imagens.

“O ativo digital é criado e um registro distribuído que rastreia um histórico do ativo digital é criado e armazenado nos dispositivos. Um token exclusivo para o ativo digital pode incluir um identificador exclusivo e propriedades de identificação de metadados do ativo digital”, diz um trecho do pedido da Sony.

A descrição do projeto também destaca que esses tokens podem ser NFTs (tokens não fungíveis) ou tokens em Ethereum (ERC-20, ERC-721 ou ERC-1155). Esses ativos, por sua vez, serão rastreados “em um livro blockchain baseado em Ethereum”, de acordo com a Sony.

A Sony submeteu o pedido em questão em meados do ano passado. No entanto, o pedido só veio a público recentemente, no dia 10 de novembro de 2022.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Rastreando ativos de jogos

No pedido, a Sony aponta para a popularidade mundial dos jogos e dos jogadores que desejam possuir itens exclusivos de suas celebridades favoritas, atividades e vencedores de torneios de e-sports.

“Nos videogames tradicionais, não há como diferenciar uma instância específica de um item do jogo que um jogador famoso do videogame usou para vencer um torneio famoso de qualquer outra instância do item do jogo”, diz a Sony, completando que o novo sistema permitiria essa diferenciação e o rastreamento dos ativos.

No entanto, a Sony ainda não fez nenhum anúncio oficial sobre o uso da blockchain em seus futuros produtos.

Sony, NFTs e blockchain

Esta não é a primeira patente envolvendo a blockchain da Sony. Afinal, ainda em 2018 a gigante com sede no Japão anunciou uma plataforma de gerenciamento de direitos digitais baseada em blockchain. No mesmo ano, a Sony também desenvolveu uma carteira de hardware de ativos digitais sem contato.

Já em 2020 a empresa anunciou uma plataforma de banco de dados intitulada de Blockchain Common Database ou “BCDB”. A ideia da plataforma é usar a tecnologia blockchain para MaaS (Mobility as a Service), um serviço de mobilidade de última geração que integra transporte múltiplo sistemas.

Mais recentemente, em 2022, a Sony se uniu à Theta Labs para lançar uma coleção de NFTs em 3D. A coleção NFT de edição limitada pode ser visualizada no dispositivo estilo tablet da Sony, o Spatial Reality Display.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.