Foto: Unsplash
A Shibarium, rede de segunda camada da Shiba Inu (SHIB), deve chegar esta semana. De acordo com os desenvolvedores, a versão de testes da rede está pronta e deve sair até o final da semana.
“Estamos entusiasmados em anunciar que a Shibarium Beta será lançada esta semana. Certifique-se de seguir nossas redes sociais oficiais nos próximos dias, pois revelaremos todos os detalhes sobre como acessar o site beta. Salve Shib”, disse a equipe no Twitter.
Uma rede de teste beta é uma blockchain que imita o funcionamento do mundo real. Esta rede serve para os desenvolvedores realizarem testes e corrigirem eventuais erros antes do lançamento. Se os testes não apresentarem problemas, a rede principal passa a funcionar em seguida.
Conforme noticiou o CriptoFácil, a rede de testes da Shibarium estava programada para chegar em fevereiro, mas a equipe adiou o prazo em um mês.
A Camada 2 refere-se a um conjunto de sistemas off-chain (blockchains separadas) construídos sobre os protocolos da Camada 1. Essas camadas reduzem os gargalos com dimensionamento e dados, aumentando a capacidade da rede em executar vários trabalhos.
Eles agrupam várias transações fora da cadeia em uma única transação de camada 1, o que ajuda a reduzir a carga de dados e as taxas. Nesse sentido, as segundas camadas são muito importantes para criptomoedas que possuem uma alta demanda de uso.
Por exemplo, a Lightning Network permite que o Bitcoin (BTC) consiga processar mais transações, o que torna a rede mais acessível para milhões de pessoas. No caso da Shibarium, o foco será em metaverso, aplicações descentralizadas (dApps) e jogos.
Além disso, a rede deve trazer para a Shiba Inu a capacidade de criar NFTs, um setor que deve voltar a crescer nos últimos anos. E conforme esse setor cresce, os desenvolvedores esperam que os usuários da SHIB mostrem fidelidade e aumentem a demanda pelo uso da rede.
O lançamento pode contribuir para aumentar os fundamentos da Shiba Inu, fazendo a rede ter alguma utilidade além de ser uma criptomoeda-meme. Dessa forma, a Shibarium pode ajudar a blockchain a se posicionar como um projeto sério com sua própria rede e ecossistema.
Com base nessa mesma expectativa, os tokens do ecossistema Shiba Inu registraram valorizações na quarta-feira (8) após a confirmação do lançamento da versão beta. Dos três tokens do ecossistema, dois deles tiveram fortes valorizações.
Os dados do CoinGecko mostram que o token BONE atingiu a máxima de 8,8% nas últimas 24 horas, ao passo que o LEASH subiu 4,4% no mesmo período. Ambos os tokens estarão presentes extensivamente no ecossistema Shibarium.
No entanto, o SHIB, que é o principal token do ecossistema, caiu 3,3%, revertendo grande parte dos ganhos que registrou ao longo da manhã.