A Netflix lançou na segunda-feira, 04 de maio, o primeiro episódio da quinta temporada da série de drama financeiro “Billions”. E a estreia não poderia ser mais emblemática: o desmonte de um esquema de mineração ilegal de Bitcoin.
A nova temporada da série, baseada na vida do ex-advogado do distrito de Nova York Preet Bharara, começou com uma trama que gira em torno de um grupo de mineradores que operam uma fazenda ilegal de Bitcoin.
Chuck Rhoades, procurador-geral de Nova York na série dramática, questionou o líder da fazenda ilegal de mineração de Bitcoin depois de desmantelar a organização. “Então, sua infinidade de computadores e servidores poderia resolver algumas equações matemáticas abstratas, resultando na mineração de Bitcoin? Vale milhões agora, uau! Mas (o Bitcoin) é lastreado em quê? Nada”.
A resposta do minerador foi tão contundente que merecia um episódio exclusivo sobre ela. “E qual é o lastro do dólar desde que saímos do padrão-ouro em 1971?”
Foi precisamente no dia 15 de agosto de 1971 que o então presidente dos EUA Richard Nixon anunciou que o dólar não seria mais conversível em ouro. Com isso, o lastro das moedas no metal acabou por completo, iniciando a era das moedas fiduciárias, na qual vivemos até hoje. Muitos entusiastas colocam o Bitcoin como uma ferramenta que substituirá moedas sem lastro e que podem ser impressas praticamente sem limites pelos governos.
As temporadas anteriores de Billions também mencionaram o Bitcoin. “Um milhão de dólares direto em criptomoedas, em câmaras frigoríficas”, explica Damian Lewis, estrela de bilheteria – que interpreta Bobby “Axe” Axelrod, segurando um Ledger Nano S na frente do rosto. Na cena, Axe está se oferecendo para pagar um comerciante em seu fundo de hedge US$1 milhão em uma criptomoeda.
Em termos gerais, Billions explora o mundo dos mercados de ações e disputas legais com os gestores de fundos de hedge em Wall Street. Entusiastas de criptomoedas podem achar o novo episódio mais familiar ao tema.
Leia também: Empresa de mineração compra 1.000 Antminers antes do halving
Leia também: Empresa de mineração de Bitcoin listada na Bolsa de Londres reporta lucro de 1.000%
Leia também: Receita Federal do Brasil apreende equipamentos de mineração de Bitcoin
Este website usa cookies.