Economia

SEC inicia negociações com Grayscale sobre ETF de Bitcoin

Siga o CriptoFacil no

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) iniciou negociações com a Grayscale Investments sobre o pedido da empresa para converter seu fundo Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) em um fundo negociado em bolsa (ETF) à vista (spot) de Bitcoin.

De acordo com uma reportagem publicada pelo CoinDesk, uma fonte anônima revelou que a Grayscale entrou em contato com a Divisão de Negociação e Mercados da SEC e com a Divisão de Finanças Corporativas para tratar do assunto. A iniciativa ocorreu após a SEC perder na justiça uma ação movida pela Grayscale que exigiu que o regulador revisasse seu pedido de converter o GBCT em um ETF.

Publicidade

Em agosto, conforme noticiou o CriptoFácil, o Tribunal de Apelações do Distrito de Columbia apoiou a Grayscale em seu processo contra a decisão do regulador de negar seu pedido para converter o GBTC em um ETF. O tribunal ordenou que o pedido de revisão fosse deferido e a ordem da comissão anulada.

A vitória não quis dizer que o fundo se tornará um ETF imediatamente, mas foi um passo importante nesse sentido. Afinal, a SEC terá que revisar novamente a solicitação da Grayscale. Então, poderá autorizar o pedido ou então negá-lo com outras justificativas diferentes das iniciais.

Na decisão, o tribunal chamou a negação da proposta do ETF à vista de “arbitrária e caprichosa”. Isso porque a SEC não conseguiu explicar o tratamento diferente de produtos similares.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Grayscale conversa com a SEC

Há algumas semanas, a Grayscale apresentou um novo de conversão do fundo em ETF. Depois disso, em setembro, Gensler disse que a agência ainda estava revisando a decisão do tribunal durante uma audiência do Comitê Bancário do Senado.

Além da Grayscale várias empresas solicitaram ao regulador autorização para lançarem ETFs de Bitcoin à vista. As principais são: BlackRock, Fidelity e VanEck. Ao todo, estima-se que a SEC tenha entre oito e dez pedidos de ETFs para analisar.

A aprovação de uma ou mais ETFs pela SEC é aguardada com grande expectativa pelo setor, que vê esse momento como um marco que poderia facilitar o caminho dos investidores para o Bitcoin e demais criptomoedas.

Publicidade
Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

Este website usa cookies.