Samy Dana tem aparecido bastante em assuntos relacionados a criptomoedas ultimamente, tendo em vista suas duras críticas ao Bitcoin. Na noite do dia 14 de março, Dana voltou a atacar o Bitcoin em uma longa postagem em seu Twitter.
O economista não descartou a possibilidade de uma criptomoeda ser adotada no futuro, mas afirmou que o Bitcoin está longe de ser uma moeda, tendo em vista seu alto grau de variação.
Dana inicia sua publicação no Twitter com uma pergunta:
“Acho que agora é hora de falar Bitcoins né, amigos?”
Ele então começa a falar da dificuldade de precificar o Bitcoin, sendo pouco previsa uma afirmação sobre o criptoativo estar caro ou barato, pois “o BTC não gera rendas futuros, como uma uma ação ou uma empresa”.
Sobre a possibilidade do Bitcoin ser uma moeda, o economista afirma:
Ele segue afirmando que o Bitcoin está longe de se tornar uma moeda, pois para tanto “é necessário ter certa estabilidade no preço, o que está longe de ser o caso”.
Após comparar a variação anual do ouro, de moedas fiduciárias e do BTC, Samy Dana alfineta:
“Como confiar em uma ‘moeda’ que sobe 17.000% em 2017 e cai 80% no ano seguinte? Ninguém quer uma moeda com esse risco de variação.”
Dana afirma ainda que a teoria do BTC ser um “porto seguro” também “caiu por terra”, justificando com o fato do criptoativo desvalorizar quase 50% desde os US$ 10 mil atingidos em fevereiro e sua cotação no momento em que a publicação do economista foi escrita. Ele completa dizendo que sobra para o BTC ser um “ativo que não gera fluxos de caixa”.
Passando novamente em argumentos sobre a volatilidade do Bitcoin, Dana conclui a linha de publicações afirmando que o mercado de criptoativos é um prato cheio para manipulações:
Leia também: Edward Snowden afirma que “pânico irracional” pode fazê-lo comprar Bitcoin