Mercado

Saída de validadores do Ethereum bate recorde

Siga o CriptoFacil no

Em 16 de março, a saída voluntária de validadores da rede Ethereum alcançou um novo recorde, com um total de 183 saídas, o maior número desde a ativação do The Merge no ano passado.

O fenômeno indica que os validadores estão se antecipando a implementação do hard fork Shanghai e já entraram na fila para receber seu Ethereum colocado em staking.

Publicidade

Os validadores são os responsáveis pela manutenção do consenso na rede Ethereum, propondo e atestando blocos. Quando optam por deixar de participar do consenso, esses validadores entram em uma fila de saída e não propõem ou atestam mais os blocos.

A saída voluntária pode ocorrer por diversas razões, como a busca por melhores retornos em outras plataformas ou preocupações com a segurança e a eficiência do sistema.

No entanto, apesar da saída voluntária, os validadores que deixaram a rede Ethereum não podem retirar seus tokens em staking até que a atualização Shanghai seja ativada na rede principal.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Ethereum

Isso significa que os recursos permanecem bloqueados, porém, como eles já ‘deixaram’ a rede, devem ter prioridade em receber seus tokens em staking assim que Shanghai for ativada.

A atualização Shanghai, prevista para 12 de abril, tem como objetivo liberar o ETH em staking e promover outras melhorias nas taxas de gas.

Até a ativação dessa atualização, os validadores em saída voluntária precisam aguardar e monitorar o desenvolvimento da rede.

Publicidade

A saída em massa de validadores pode ter impactos na segurança e no desempenho do Ethereum. Com menos validadores participando do consenso, a rede pode se tornar mais suscetível a ataques e enfrentar problemas de escalabilidade.

No entanto, a Ethereum ainda conta com um número significativo de validadores, e a saída voluntária pode não ter efeitos imediatos e drásticos sobre a rede.

Além disso, embora a saída de validadores tenha registrando um novo recorde, dados apontam que o número de ETH colocado em staking vem crescendo dia a dia.

Publicidade
Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.