Economia

Ripple vai desenvolver CBDC de Montenegro

Siga o CriptoFacil no

A Ripple, emissora do XRP, anunciou uma nova parceria com o Banco Central de Montenegro para lançar um programa piloto para a moeda digital do banco central (CBDC) do país.

A CBDC tem como objetivo promover a estabilidade financeira e o acesso ao sistema bancário em Montenegro, de acordo com um comunicado emitido pelo banco central. Diferentemente do Real Digital no Brasil, a CBDC de Montenegro tem como foco o varejo e não o atacado. Além disso, visa a criação de uma plataforma em DLT para a tokenização da economia.

Publicidade

“Os banqueiros centrais escolheram a Ripple como parceira devido ao histórico comprovado da blockchain em conectar sistemas de pagamento diferentes e defender a utilidade da tecnologia”, disse James Wallis, vice-presidente de compromissos do banco central e CBDCs da Ripple.

Hoje, a Ripple oferece serviços para “cunhar, gerenciar, transacionar e destruir CBDCs”. A empresa será capaz de transferir o controle total da CBDC para o banco ao destruir a moeda após sua criação bem-sucedida.

Ripple desenvolve CBDC

Montenegro, historicamente favorável à indústria de criptomoedas, tem uma abordagem flexível para a regulamentação de cripto. Além disso, tem apoiado empresas que aceitam moedas digitais como meio de pagamento desde 2020.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A CBDC de Montenegro é apenas um dos muitos projetos em andamento em todo o mundo. A China é uma das nações mais avançadas em CBDC. Desde 2020 o país vem testando sua moeda digital, o Yuan Digital, porém sem uma blockchain.

Enquanto isso, no Brasil, o Real Digital deve chegar ao mercado em 2024, após os testes do projeto piloto. Do outro lado do mundo, o Banco do Japão está trabalhando em sua prova de conceito e teste, que incluirá a participação de três dos maiores bancos do país.

Nos Estados Unidos, há divergências sobre os possíveis prós e contras de uma CBDC. Os proponentes argumentam que é necessário permanecer uma economia dominante. Por outro lado, há argumentos de que a falta de privacidade representa um problema.

Publicidade

Nesse sentido, o Federal Reserve (Fed) está investigando o papel potencial de um CBDC e como ela pode ser implementada na prática através de seu programa de pagamentos instantâneos FedNow, com lançamento previsto para este semestre.

O banco central de Montenegro trabalhará com a equipe da Ripple no estabelecimento de uma estrutura para sua CBDC. Posteriormente, trabalhará no lançamento de um programa piloto. No entanto, ainda não há previsão de quando os testes da moeda terão início.

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.