Tudo indicava que o mercado estava mais ‘calmo’ em relação ao Bitcoin. Depois do grande alvoroço em torno dos contratos futuros e da estreia nas maiores bolsas institucionais do mundo, a moeda começou a perder força para as Altcoins, que não só dominaram a cena e mudaram toda a configuração da tabela do CoinMarketCap como também, a ‘centralização’ do mercado em torno do Bitcoin que perdeu muito de seu “poder”, chegando a casa dos 34% do valor total do mercado. No entanto um anuncio feito por alguns dos principais desenvolvedores do Bitcoin Core pode levar o Bitcoin a outros níveis e mudar todo o mercado novamente: em breve Contratos Inteligentes podem estar disponíveis no Bitcoin.
Isso mesmo, Smart Contracts, no Bitcoin e, em breve.
De acordo Russell O’Connor, Pieter Wuille e Peter Todd, uma ideia chamada “Merkelized Abstract Syntax Trees (MAST)“, (Johnson Lau, também da equipe, juntou sua própria proposta), que só foi possível graças a ativação do SegWit, vai trazer uma nova função para a Blockchain do Bitcoin, trazendo mais flexibilidade de transação, maior privacidade, pois armazena dados de transações de uma nova maneira e, finalmente, também pode permitir o aumento do potencial de escala, uma vez que permite que menos dados sejam armazenados na Blockchain. Pode até parecer sonho ou FUD, mas a proposta é real.
Tão real que pode ser implementada em breve, por meio de um Soft Fork, que não exigiria uma ampla discussão na rede, dado que os clientes poderia ‘executar’ tanto o software antigo como o ‘novo’, sem perder a sincronia com a Blockchain principal, assim como foi feito com a implantação do SegWit. Já há inclusive ‘pedido‘ no GitHub, o que pode acelerar ainda mais o processo.
A proposta inteira envolve conceitos técnicos um pouco complicado para o usuário comum e mesmo para um intermediário, mas combina pay-to-script-hash (P2SH) com o MERKLE-BRANCH-VERIFY, esses dois recursos, combinados com uma terceira proposta de melhoria do Bitcoin (BIP), chamado “Tail Call Execution Semantics”, permitirão que os usuários criem contratos inteligentes privados na rede bitcoin.
A combinação de BIPs também permitiria que esses contratos inteligentes fossem armazenados de forma compacta na Blockchain, o que significa que eles não levariam uma grande quantidade de espaço em bloco, ou a quantidade de dados que podem ser armazenados dentro de cada bloco de transações.
Se os desenvolvedores e a comunidade de bitcoin aprovarem a mudança, ela poderia ser adicionada ainda no primeiro semestre.