Economia

Reserva estratégica de Bitcoin avança no Brasil

Siga o CriptoFacil no

O Brasil pode dar um passo importante na adoção do Bitcoin como ativo estratégico. Durante a Plan B Conference, em El Salvador, o deputado federal Eros Biondini (PL-MG) anunciou que a proposta de criação de uma reserva estratégica de Bitcoin avança no Congresso.

Em novembro de 2024, Biondini apresentou o Projeto de Lei 4501/2024, que propõe a Reserva Estratégica Soberana de Bitcoins (RESBit) para diversificar os ativos do Tesouro Nacional.

Publicidade

Inicialmente, a reserva teria 5% das reservas internacionais do Brasil, o que corresponde a aproximadamente US$ 17,75 bilhões ou 177.500 Bitcoins.

De acordo com o deputado, a adesão dos parlamentares cresce rapidamente.

“Muitos colegas que desconheciam o Bitcoin passaram a buscar informações e entender melhor o projeto”, destacou.

Ele revelou ainda que já iniciou diálogos com a presidência da comissão responsável para garantir um processo legislativo eficiente e sem entraves nas audiências públicas.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Imagem: camara.leg.br

Reserva estratégica de Bitcoin do Brasil

A proposta também ganha força com a recente ordem executiva de Donald Trump, que determinou a criação de uma reserva de ativos digitais nos Estados Unidos. Para Biondini, isso fortalece a ideia de que o Brasil precisa se posicionar estrategicamente no mercado global de criptomoedas.

“Dessa vez, não podemos apenas copiar tardiamente o que já deu certo. Precisamos estar na vanguarda dessa transformação”, afirmou o parlamentar.

Conforme reforçou Biondini, sua prioridade é consolidar a RESBit antes de propor qualquer mudança na legislação sobre o Bitcoin no país. A inspiração em El Salvador, que adotou o Bitcoin como moeda oficial, também faz parte da estratégia.

“Ontem mesmo fiz um pagamento em Bitcoin Beach, e essa realidade está cada vez mais acessível”, relatou o deputado.

Mesmo com ajustes recentes na legislação salvadorenha sobre criptomoedas, Biondini acredita que a evolução do mercado de Bitcoin continuará.

Publicidade

“Há momentos de avanço e recuo, mas o desenvolvimento das criptomoedas é um caminho sem volta”, concluiu.

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

Este website usa cookies.