Mercado

Rendimentos de staking de ETH chegam a 25%, maior percentual pós-Merge

Os rendimentos de Ether (ETH) no staking atingiram o maior nível desde a implementação do The Merge há dois meses. De acordo com a Delphi Digital, manter ETH em staking está gerando rendimentos de até 25%.

Esse movimento destaca o quanto aumentou a aposta nas finanças descentralizadas (DeFi) depois do colapso de grandes plataformas. As quedas da FTX e da Genesis contribuíram para a migração de fundos para plataformas centralizadas, incluindo o staking.

A Lido, maior plataforma de staking de ETH, possibilita rendimentos de até 10,7%, também uma alta histórica desde o The Merge. Mas os rendimentos podem aumentar ainda mais conforme o valor do stETH aumenta.

Evolução dos rendimentos do staking de ETH. Fonte: Delphi Digital.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Rendimentos descentralizados

As crise da FTX afetou fortemente as operações em empresas centralizadas de empréstimos, como Genesis e BlockFi. Nesta semana, ambas bloquearam os saques de criptomoedas alegando problemas de liquidez por causa do momento de baixa do mercado.

O efeito desses bloqueios foi deixar os usuários sem acesso ao próprio dinheiro, indo contra o ethos das criptomoedas. Com isso, os usuários passaram a migrar para outras alternativas que possibilitam esses rendimentos e, ao mesmo tempo, deixam os usuários na posse de suas criptomoedas

Esse é o caso do Lido, que opera com o Staked Ether (stETH), um token que representa uma quantidade equivalente de ETH em staking. Os usuários deixam seus ETH bloqueados em staking e recebem stETH como garantia.

Enquanto o usuário mantiver o staking, os ETH ficam bloqueados no protocolo. Como recompensa por isso, o usuário recebe rendimentos para fornecer liquidez ao protocolo. Mesmo com o bloqueio, o controle dos ETH jamais sai das mãos do seu dono.

“Recentemente, o protocolo de liquid staking também teve que aumentar os limites de 10% para 17,5% para permitir que o aumento das recompensas flua para os detentores de tokens stETH”, disseram analistas da Delphi Digital.

Os tokens rebasing, ou elásticos, são criptomoedas que ajustam automaticamente os níveis de oferta para manter um valor constante.

Recorde de ganhos

O aumento das recompensas levou a estratégias de empréstimos relacionadas que oferecem rendimentos de até 25,5% no produto Ether Compounding Interest (icETH) oferecido pelo Index Coop.

Como resultado do aumento das recompensas, o rendimento obtido por estratégias de empréstimos recursivos, como icETH, também atingiu um recorde histórico de 25,5% desde o The Merge. 

O Interest Compounding ETH Index (icETH) aumenta os retornos das apostas com uma estratégia de participação alavancada. A estratégia usa os tokens stETH de um usuário como garantia no serviço de empréstimo Aave. 

Isso efetivamente alavanca a quantidade de garantia fornecida à Aave e a usa para aumentar o rendimento dos traders. Em contrapartida, eleva os rendimentos pagos

De acordo com os dados, cerca de US$ 21 milhões em tokens icETH estão atualmente no mercado. Desses, US$ 12 milhões estão no Aave para gerar rendimentos adicionais para os detentores.

No entanto, existem algumas ressalvas para esses altos rendimentos, sobretudo riscos de contrato inteligente. Além disso, há o risco da taxa de juros.

“Além do risco de contrato inteligente, os investidores em icETH precisam considerar o risco de liquidação do empréstimo de ETH da Aave. E o risco de taxa de juros do spread entre o custo do empréstimo e o retorno da aposta”, disse a Delphi Digital.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.