Economia

Regulador acusa plataforma de cripto de ‘esquema de commodities de ativos digitais’

Siga o CriptoFacil no

Mais uma plataforma de negociação de criptomoedas foi alvo de uma ação de reguladores dos Estados Unidos. Dessa vez, foi a Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities (CFTC) que acusou a empresa de cripto Mosaic Exchange Limited e o seu proprietário Sean Michael de administrarem um “esquema fraudulento de commodities de ativos digitais”.

O esquema, segundo o regulador, incluía mentir sobre quantos ativos a empresa possuía e sobre o seu histórico lucrativo. De acordo com um comunicado do órgão de regulação, publicado nesta semana, esse esquema afetou pelo menos 17 pessoas nos EUA e em outros países.

Publicidade

Mosaic, empresa de cripto, é alvo de denúncia da CFTC

Essas vítimas deram à plataforma “centenas de milhares de dólares em Bitcoins ou outros fundos” para aplicação em cripto por meio da Mosaic. No entanto, a empresa de cripto supostamente desviou esses fundos, segundo a CFTC.

“A CFTC procura restituição, sanções pecuniárias civis, proibições permanentes de comércio e registo, e uma liminar permanente contra novas violações da Lei da Bolsa de Mercadorias (CEA) e dos regulamentos da CFTC, conforme acusado”, disse a CFTC.

De acordo com a denúncia, de fevereiro de 2019 a junho de 2021, os réus anunciaram falsamente que a Mosaic era uma plataforma de negociação de criptomoedas com dezenas de milhões de dólares em ativos sob gestão. Além disso, a empresa ofereceu um algoritmo de negociação proprietário para negociação que era supostamente 82% preciso. O algoritmo também oferecia margens de lucros de 10% a 60% por mês.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Ainda segundo o comunicado, a Mosaic disse que tinha parcerias ou acordos de corretagem com determinadas exchanges de negociação de criptomoedas. Mas tudo isso não era verdade, segundo o regulador. Diante da suposta fraude, os investidores perderam seus investimento aplicados na empresa de cripto.

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.