Categorias Notícias

Rede da Solana sofre ataque DDoS e apresenta instabilidade

Siga o CriptoFacil no

A blockchain da Solana (SOL) foi atingida por um novo ataque no início desta sexta-feira (10). De acordo com a empresa de segurança GenesysGo, houve um ataque de negação de serviço (DDoS) nas últimas 24 horas.

Um ataque DDoS geralmente ocorre quando um grande número de dispositivos coordenados passam a acessar um site ao mesmo tempo. Este ataque deixa o endereço sobrecarregado e, com isso, os usuários não conseguem acessar o site.

Publicidade

Este foi o segundo ataque sofrido contra a SOL em 2021. O primeiro ocorreu em setembro, quando a rede sofreu uma queda de 17 horas devido à atividade em massa.

DDos afetou rede de NFTs

No entanto, desta vez a rede parece ter permanecido on-line pela maior parte do tempo. Isso porque o ataque recente não ocorreu na rede principal, mas sim em uma plataforma de tokens não fungíveis (NFT).

A plataforma em questão chama-se Blockassets, que utiliza a blockchain da Solana para criar seus NFTs. Esta plataforma começou a ser atacada a partir das 3h da quinta-feira (9). A equipe da Blockassets confirmou o ataque e alertou seus usuários:

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Estamos cientes de que os tokens estão demorando muito para serem distribuídos. A blockchain da Solana está sendo sobrecarregada com ataques DDOS que entupiram a rede, causando atrasos”.

Conforme destacou a GenesysGo, a rede estava experimentando problemas com solicitações de processamento de transações. Em outras palavras, houve sobrecarga no número de operações – atualmente, a rede processa cerca de 2,4 mil transações por segundo.

Sobrecarga teve efeito limitado

Na manhã de sexta-feira, várias contas no Twitter afirmara que a Solana teria sofrido uma interrupção global. De fato, o CEO da Veribit, Roy Murphy, chegou a afirmar que a rede havia ficado novamente offline.

Publicidade

“Solana caiu novamente e está offline. Os engenheiros estão tentando  ‘reinicializar o sistema.’ Sério, você não pode fazer essa merda!”, disse.

Contudo, dessa vez o impacto ficou limitado a algumas transações, além de não ter derrubado a rede principal. O site Status Solana apontou que a rede segue operacional e não apresentou queda completa até o momento da escrita deste texto.

O preço do token SOL opera em queda de 2,95%, sendo cotado a R$ 1.001,45, e ocupa a 5ª posição no CoinMarketCap.

Publicidade

Leia também: Analista aponta 2 criptomoedas para comprar em dezembro

Leia também: Cardano anuncia que está desenvolvendo proteção contra computação quantica

Leia também: Fan Token: Torcedores já gastaram quase R$ 2 bilhões em criptoativos de clubes; mas há críticas

Publicidade
Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.