Economia

Receita Federal avança na regulamentação de operações com criptoativos

Siga o CriptoFacil no

A Receita Federal anunciou na última terça-feira (7) avanços na elaboração da nova regulamentação para operações envolvendo criptoativos.

De acordo com o anúncio, o objetivo da Receita é atualizar a Instrução Normativa RFB nº 1.888, de 3 de maio de 2019 (IN RFB N° 1.888), ainda no primeiro trimestre de 2025. O órgão destacou a importância das contribuições recebidas de 24 colaboradores durante o período de consulta pública, encerrado recentemente.

Publicidade

A Receita Federal reconheceu as sugestões, provenientes de entidades e interessados no setor, como essenciais para construir uma norma mais compreensível e alinhada ao mercado. Além disso, a ideia é mitigar os potenciais riscos fiscais.

Consulta pública e tratativas com o mercado de criptoativos

Conforme destacou a Receita, a revisão da regulamentação faz parte do plano anual de fiscalização de 2024. Esse planejamento inclui iniciativas para assegurar a conformidade no mercado de criptoativos, especialmente no que tange à atuação de corretoras de criptomoedas estrangeiras no Brasil.

Em agosto de 2024, a Receita Federal promoveu o evento Cripto Conforme, reunindo representantes de empresas e entidades ligadas ao setor de criptoativos.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Durante o encontro, a subsecretária de fiscalização e especialistas da Receita abordaram as necessidades e os avanços necessários para regulamentar o segmento. Desde então, ocorreram várias reuniões focadas em discutir os principais aspectos da normativa. Houve uma intensa participação de autoridades tributárias e especialistas internacionais.

Próximos passos da regulamentação

Após a atualização da norma, a Receita Federal planeja implementar uma estratégia em duas etapas. No primeiro momento, o órgão dará prioridade para a autorregularização. Ou seja, vai incentivar os contribuintes e empresas a se adequarem suas práticas voluntariamente. Posteriormente, a RFB poderá adotar ações coercitivas, caso não consiga alcançar a conformidade.

A Receita ressaltou ainda que a construção dessa regulamentação busca acompanhar a evolução do mercado de criptoativos, que tem ganhado relevância globalmente. A interação com autoridades internacionais e eventos nacionais tem sido parte do esforço para garantir um gerenciamento eficiente e atualizado desse mercado.

Publicidade

Essa evolução normativa é considerada estratégica, especialmente diante do crescimento do uso de criptoativos e da necessidade de maior transparência nas operações realizadas no país.

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

Este website usa cookies.