A empresa de consultoria internacional PwC Global publicou recentemente um estudo onde mostrou as possibilidades de aplicação Blockchain na indústria energética.
O estudo começa a partir da perspectiva do consumidor, mas também leva em conta o fornecedor. O artigo analisa os modelos de negócios que já implementaram o Blockchain em vários campos, coletando todos os documentos disponíveis sobre como e porque a tecnologia é aplicada em áreas como pesquisa e documentação relacionados com a aplicação especificamente no campo de energia.
As razões para a pesquisa tem a ver com a rápida transformação que ocorreu nas diferentes áreas de negócio com a tecnologia. Igualmente importante, uma outra razão é explorar essas possibilidades de blockchain aplicada ao campo de energia e como ela pode afetar o consumidor e o fornecedor; ou seja, as vantagens e desvantagens que podem resultar no uso da tecnologia em ambas partes envolvidas.
Inicialmente, o trabalho conta a história do surgimento da tecnologia blockchain. A partir daí ele dá ao leitor uma visão geral do blockchain também conhecido como Tecnologia Contabilidade Distribuída – aplicada a diversos setores , incluindo finanças, onde é usada por boa parte das aplicações existentes, sempre com o foco no usuário.
Uma das vantagens no setor financeiro é o armazenamento de dados e de transação descentralizada, o aumento da segurança e independência de uma autoridade central, os que geram pagamentos em criptomoedas, o uso de contratos inteligentes para executar transações de forma rápida e sem intermediários.
Todos estes, seria usado para medir e analisar as partes no faturamento de energia, sendo o caso, eles não seriam utilidades necessárias ou bancos para pagamentos, garantindo mais Independência.
No entanto, a principal diferença é evidente: o próprio produto físico, que deve ser levado em conta. Este caso envolve não só os valores e informações, mas também o comércio de energia que é entregue através da infraestrutura de rede.
É neste ponto que usa o específico para o setor, o que enfatiza o desenvolvimento de um sistema de abastecimento descentralizado e novos meios para transações.
O estudo sugere que o sucesso da implementação da tecnologia contabilidade distribuída não dependem apenas de capacidades técnicas, mas dos regulamentos e do quadro legal (que pode variar dependendo da região ou local quando aplicável).
O artigo descreve diferentes regulamentos existentes e talvez outros que devem ser implementadas em termos de tecnologia de aplicação. A maioria dessas leis e regulamentos têm a ver com a proteção dos consumidores e muitos deles já existem no sistema tradicional.
Portanto, aplicação de Blockchain no setor de energia ainda é muito novo, é emergente, embora as chances são grandes, mas ainda há um longo caminho a percorrer.
Artigo completo na íntegra Blockchain – Uma oportunidade para Fornecedores e Consumidores?
E aí, você acredita, que a tecnologia Blockchain, pode resolver problemas na indústria energética? Deixe sua opinião.