Foto: Depositphotos
O colapso da stablecoin Terra USD (UST) e a perda temporária do “peg” com o dólar dos EUA de algumas outras stablecoins, como a USDD, parece não ter impactado os planos de alguns projetos cripto de lançarem suas próprias moedas digitais estáveis.
O protocolo de finanças descentralizadas (DeFi) Aave, por exemplo, anunciou nesta quinta-feira (7) que planeja lançar a sua stablecoin GHO. O ativo digital terá paridade de 1:1 com o dólar dos EUA.
Quem apresentou a proposta de lançar a GHO foi a Aave Companies, a entidade por trás do protocolo Aave, no fórum de governança do projeto.
No momento, a sugestão está em discussão pelos membros da DAO. Mas a ideia precisa da aprovação deles para, então, chegar ao mercado.
De acordo com a proposta, a stablecoin seria supercolateralizada. Ou seja, o valor dos ativos digitais em reserva será superior ao valor das stablecoins em circulação. Na prática, o projeto se assemelha à DAI, a stablecoin descentralizada mais popular da rede Ethereum.
Ainda segundo a proposta, a ideia é que os usuários da Aave possam cunhar a stablecoin usando ativos que forneceram à Aave como garantia.
Esses ativos continuariam a gerar rendimento ao mesmo tempo em que serviriam como garantia. Além disso, GHO teria o apoio de um conjunto diversificado de ativos digitais escolhidos a critério dos usuários.
“Se aprovada, a introdução do GHO tornaria o empréstimo de stablecoin no Protocolo Aave mais competitivo, forneceria mais opções para usuários de stablecoins e geraria receita adicional para o Aave DAO, enviando 100% dos pagamentos de juros sobre empréstimos do GHO ao DAO”, diz a proposta.
O texto diz ainda que a DAO vai determinar as taxas de juros de empréstimo para GHO. A ideia é que seja uma taxa estável, que pode ser adaptada dependendo das condições de mercado.
Stani Kulechov, fundador da Aave, comentou a respeito da proposta em sua conta no Twitter:
“Enquanto a GHO seria assegurada por meio de ativos no mercado do Ethereum, a visão principal por trás da GHO é perseguir adoção orgânica via L2 (Camada 2) para resolver oportunidades reais de pagamento no mundo real.”
Outro projeto cripto que anunciou seus planos de lançar uma moeda digital estável foi o Shiba Inu. Conforme noticiou o CriptoFácil, a equipe por trás da memecoin planeja lançar uma moeda estável descentralizada chamada SHI.
De acordo com o anúncio, SHI vai ajudar a equilibrar os pagamentos evitando as flutuações de preço. Além disso, a equipe anunciou o lançamento de um token de recompensas chamado TREAT.
Leia também: Os 5 principais tokens do metaverse sobem mais de 10% na semana
Leia também: Reddit lança marketplace de NFT para avatares colecionáveis
Leia também: ‘Inverno cripto’: Mercado perdeu 25 exchanges de criptomoedas em 30 dias, revela pesquisa