Economia

Presidente da SEC ‘enganou’ Congresso sobre status do Ethereum, diz McHenry da Câmara

Siga o CriptoFacil no

Patrick McHenry, presidente do Comitê de Serviços Financeiros dos EUA, lançou uma séria acusação contra Gary Gensler, presidente da Comissão de Valores Mobiliários (SEC). Ele alegou que Gensler pode ter fornecido informações enganosas ao Congresso sobre o status do Ethereum (ETH).

McHenry, em uma declaração contundente divulgada nesta quarta-feira (1º), afirmou que há evidências substanciais sugerindo que Gensler “sabia conscientemente” que estava fornecendo informações incorretas sobre o Ethereum.

Publicidade

O embate surge em um momento crucial, com o prazo para a aprovação dos pedidos para lançamento de ETF spot de Ethereum se aproximando rapidamente. A comunidade financeira está ansiosa para saber a posição da SEC em relação ao ETH e se a criptomoeda será considerada um valor mobiliário.

McHenry destacou um incidente específico: o testemunho de Gensler perante o Comitê de Serviços Financeiros em abril de 2023. Na ocasião, Gensler optou por não responder perguntas relacionadas à classificação da SEC sobre o ETH, conforme revelado pela declaração de McHenry.

  • Leia também:

Status do Ethereum

“O Congresso deu à Comissão um mandato para proteger os investidores, independentemente dos rótulos ou da tecnologia utilizada. Nada nos mercados cripto é incompatível com as leis de valores mobiliários. Como já disse inúmeras vezes, a grande maioria dos tokens são valores mobiliários”, disse Gensler na audiência mencionada.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

No entanto, McHenry alega que os comentários posteriores de Gensler à imprensa e as recentes descobertas de documentos legais indicam uma possível tentativa de enganar o Congresso. Essas alegações são particularmente significativas, pois a classificação do Ethereum como um valor mobiliário teria implicações significativas para o mercado de criptomoedas.

A SEC tem sido objeto de escrutínio, não apenas por suas políticas em relação ao Ethereum, mas também por sua abordagem geral ao mercado de criptomoedas. McHenry e outros membros do Comitê de Serviços Financeiros dos EUA criticaram a agência por sua falta de clareza e coerência em questões regulatórias.

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.