Mercado

Polygon (MATIC) planeja atualização para reduzir taxas

A rede de dimensionamento do Ethereum, Polygon (MATIC), está planejando uma atualização (“hard fork”) ainda para este mês de janeiro a fim de reduzir as taxas de Gas – como são conhecidas as taxas pagas na rede em troca do uso do poder computacional da plataforma. Além disso, o fork prevê uma correção na reorganização da blockchain.

A previsão é que a atualização ocorra já no dia 17 de janeiro. A discussão do hard fork foi apresentada pela primeira vez à comunidade Polygon em dezembro de 2022.

Destaca-se que apesar de ser mais escalável que a rede Ethereum – ou seja, suportar mais transações por segundo – a rede Polygon não é imune a picos de Gas durante o congestionamento da rede, isto é, quando há muita atividade na rede.

Polygon quer reduzir taxas

De acordo com uma declaração da equipe Polygon, a proposta do hard fork visa reduzir os picos de Gas alterando o “BaseFeeChangeDenominator” (Denominador de Alteração da Taxa Base, em português) de 8 para 16. Essa mudança reduziria as taxas de Gas base pela metade, de 12,5% para 6,25%.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Ainda segundo a Polygon, as taxas de Gas ainda aumentarão durante o pico de demanda. No entanto, esse aumento estará em linha com o funcionamento da dinâmica do Gas da rede Ethereum.

“O objetivo é suavizar os picos e garantir uma experiência mais perfeita ao interagir com a blockchain”, disse a Polygon

Reorganização da cadeia

O hard fork também visa corrigir a reorganização da cadeia (reorgs) – que pode ocorrer devido a erros de rede ou ataques maliciosos. Quando há uma reorg, a blockchain se divide temporariamente em duas, o que pode levar a transações perdidas ou duplicadas.

A fim de solucionar esse problema, a Polygon vai diminuir o “comprimento do sprint” da rede Polygon de 64 para 16 blocos. Na prática, isso reduzirá significativamente o tempo que um produtor de blocos pode produzir blocos de forma contínua. O tempo cairá de 128 segundo para apenas 32 segundos.

Embora isso não afete o tempo da transação, espera-se que reduza a profundidade e a frequência das reorganizações, melhorando assim a finalização da transação.

Polygon vai atualizar: o que fazer?

A atualização de Polygon não vai afetar a forma como os usuários interagem com a rede ou seus aplicativos descentralizados. Portanto, os usuários comuns da rede não precisam tomar nenhuma medida.

Mas os operadores de nós da rede (computadores que operam a blockchain Polygon) precisam atualizar seus nós antes do dia 17 de janeiro. Ao contrário dos soft forks, os hard forks não são compatíveis com versões anteriores. Por isso, todos os operadores precisam atualizar para o software mais recente.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.