Categorias Notícias

Polygon é alvo de ataque que rouba chaves privadas de usuários

Siga o CriptoFacil no

Um ataque contra a rede Polygon (MATIC) estaria roubando as chaves privadas das carteiras, conforme relatou o especialista em segurança CIA Officer. O usuário descobriu o ataque na manhã desta sexta-feira (1) e logo compartilhou a informação no Twitter.

De acordo com o especialista, alguns usuários receberam um aviso de erro de Chamada de Procedimento Remoto (RPC) ao tentar utilizar as carteiras.

Publicidade

Este é um erro comum especialmente nos sistemas Windows, mas aqui aparece quando a pessoa tenta utilizar o aplicativo de carteira da Polygon. Só que a tela pede que o usuário reconfigure a sua seed através da rede da Polygon.

A seed é o conjunto de palavras que funciona como senha de uma carteira. Se alguém digita essas palavras em um servidor comprometido, pode correr o risco de ter suas criptomoedas roubadas. E esse parece o caso do golpe atual.

“Sim, esse é um problema relacionado a um sequestro no RPC da Polygon. Por favor, não acesse este site e não insira sua semente lá!!! Seja mais esperto que os hackers! Se você vê que alguém insiste que você faça algo com urgência, pense duas vezes”, disse CIA Officer.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Ataque pouco sofisticado

De acordo com o pesquisador, o ataque não possui nenhuma característica refinada ou sofisticada, mas se trata apenas de um arquivo de texto. O que os hackers fizeram foi sequestrar o servidor RPC e reconfigurá-lo para, ao invés das carteiras, mostrar esses arquivos.

A falha não compromete dados nem rouba criptomoedas, exceto se o usuário digitar a senha no arquivo. Nesse caso, os hackers terão acesso ao texto e poderão ver as chaves privadas, logo, poderão acessar as carteiras e roubar os fundos.

Outra questão é que o hacker pode conseguir informações que o ajudem a conectar suas contas. Dessa forma, ele pode saber se o usuário tem outros endereços e, então, pedir que ele digite a senha das demais carteiras.

Publicidade

Além da Polygon, a rede Fantom (FTM) estaria enfrentando a mesma situação, com problemas em um dos servidores RPC. Nos dois casos, CIA Officer pediu que os usuários não usem os servidores comprometidos e procurem alternativas mais seguras.

“Portanto, basicamente o ataque tem como alvo o medo humano. Sentimentos fortes como ganância, amor, raiva funcionam melhor como sempre. Medo também”, disse.

Em suma, por via das dúvidas jamais digite as palavras-chave de sua carteira em nenhum site ou aplicativo que não seja oficial da criptomoeda. Senão, você corre o risco de dar a terceiros o controle da sua carteira e, logo, a posse dos seus fundos.

Publicidade

Leia também: Facebook lança recurso de NFTs para grupo seleto de criadores 

Leia também: CEO da BlockFi nega venda da empresa à FTX por US$ 25 milhões

Leia também: Axie Infinity anuncia a volta das recompensas em AXS

Publicidade
Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.