Nesta quinta-feira, 16 de maio, a exchange Poloniex anunciou que planeja desabilitar as negociações de nove criptoativos atualmente listados em sua plataforma. Segundo o comunicado de decisão da exchange, o fim das negociações será válido para seus clientes dos Estados Unidos.
Os nove ativos afetados serão: Ardour (ARDR), Bytecoin (BCN), Decred (DCR), GameCredits (JOGO), NEO Gas (GAS), Lisk (LSK), Nxt (NXT), OMNI e Augur (REP). A negociação desses ativos será desativada na sexta-feira, 29 de maio, às 16:00 UTC, para os clientes norte-americanos da exchange (essa ação não afetará os clientes fora dos EUA).
Por meio do post publicado, a Poloniex explicou que estava realizando essa ação devido à falta de clareza regulamentar no mercado dos EUA. Mais especificamente, parece que a Poloniex não quer se meter em problemas com a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA, uma vez que esses ativos podem ser considerados “títulos securitizados”.
Todos os clientes que possuem saldos nesses criptoativos junto à Poloniex receberam e-mails informando quais ativos possuem e com o alerta para que façam o saque dos mesmos antes do dia 29 de maio. Após a saída dos EUA, esses clientes ainda poderão “retirar esses ativos da sua carteira” enquanto eles permanecerem listados a nível global.
A Poloniex diz que entende o quão “frustrante” essa decisão será para os clientes dos EUA, mas não teve escolha, uma vez que está “comprometida em cumprir os requisitos regulatórios em todas as jurisdições”.
O que é significativo sobre este anúncio é que é provavelmente a primeira vez que uma exchange escolheu remover certos criptoativos de uma parcela dos seus clientes devido à incerteza regulatória sobre se esses ativos são títulos ou não. A própria Poloniex já tinha removido criptoativos de sua plataforma antes, mas devido ao fraco desempenho de mercado.
Agora que a Poloniex estabeleceu esse precedente, existe o risco de outras exchanges seguirem o caminho e tomarem atitudes semelhantes.
Leia também: Poloniex anuncia lançamento de aplicativo para smartphones