Plataformas que aceitam pagamentos em bitcoin são relativamente raras. Fiverr, uma das maiores plataformas para freelancers, várias mídias internacionais no inicio de 2014 a divulgaram, por ter começado a aceitar pagamentos em bitcoin. Isto ajudou a plataforma a crescer, tal como os sonhos de todos os amantes de criptomoedas.
A plataforma Fiverr oferece, uma grande variedade de serviços por cerca de R$15. Serviços estes que vão desde o marketing digital a traduções e animações. A plataforma é utilizada por milhares de pessoas em todo o mundo, o que faz deste um dos maiores sites no planeta, de acordo com o Alexa.com.
A relação da plataforma com o bitcoin sempre foi relativamente frágil. Quando o preço da criptomoeda caia, o Fiverr desativava a opção de pagamentos em bitcoin, e quando o preço subia a opção voltava a aparecer.
Este ano, a plataforma de freelancers anunciou que ia desativar os pagamentos em bitcoin de uma vez por todas, sendo que muitos utilizadores vão descobrir que a opção foi desativada aos poucos.
Contatada pela CoinDesk, a empresa afirmou o seguinte:
A remoção da opção de pagar em bitcoin foi devido a uma infeliz falta de interesse
Apesar de ter sido uma surpresa para muitos, já há especulação acerca do verdadeiro motivo pelo qual a plataforma deixou de aceitar pagamentos em bitcoin. Fiverr utilizava a carteira da Coinbase, a empresa que está prestes a envolver-se numa batalha legal com a Receita Federal, como noticiado pelo Criptomoedas Fácil. A batalha poderia vir a implicar complicações logísticas para Fiverr, que decidiu abandonar o barco.
Outros acreditam que a plataforma quer forçar a utilização dos seus créditos ou até criar uma moeda virtual própria, e como tal não pode utilizar bitcoins para competir com a mesma.
A competição, no entanto, é que está a lucrar. No Reddit vários utilizadores afirmaram que agora que o Fiverr não permite bitcoins, vão passar a utilizar alternativas como o XBTFreeelancer, que opera de modo semelhante mas apenas aceita bitcoin, ou como o Cryptogrind, uma cópia do Fiverr que apenas usa criptomoedas.
Se estiver interessado em serviços acessíveis e quiser pagar com bitcoin, estas serão a partir de agora as alternativas para freelancers.