Foto: Unsplash
As falsificações de itens de luxo também invadiram o mundo dos tokens não fungíveis (NFTs) com a Hermès, uma das grifes mais famosas do mundo, anunciando que os NFTs de suas plataformas são falsos.
De acordo com a grife, Mason Rothschild, o artista por trás de uma coleção colorida de NFTs com base na conhecida bolsa Birkin, não tinha autorização da Hermès para criar a coleção. Alguns itens chegaram a ser vendidos por 200 ETH.
“A Hermès não autorizou nem consentiu com a comercialização ou criação de nossa bolsa Birkin por Mason Rothschild no metaverso”, disse a empresa.
A organização acrescentou que a Hermès ainda não entrou no mercado de NFT porque valoriza a “expressão tangível de objetos físicos feitos à mão” .
Segundo a empresa, os NFTs infringem os direitos de propriedade intelectual e marca registrada da Hermès. Além disso, são um exemplo de produtos falsificados da Hermès no metaverso.
A companhia disse ainda que vai tomar as medidas cabíveis para que as vendas sejam encerradas e o artista responda judicialmente.
Por sua vez, Rothschild, cujas criações podem ser consideradas uma falsificação, foi vítima de seu próprio “veneno”. Isso porque seus NFTs também foram falsificados.
Conforme explicou o artista, criadores copiaram suas obras e as venderam no Opensea como se fossem de sua autoria. Segundo ele, os falsificadores ganharam mais de US$ 35.000 com a venda de versões falsas de suas criações, chamadas MetaBirkins.
Rothschild, ignorando a declaração da Hermès, disse que viu “mais e mais MetaBirkins falsos vendidos a cada hora”. Ao mesmo tempo, ele alertou os investidores para não comprarem os NFTs falsos (a falsificação de sua falsificação).
“As pessoas que compraram esses [NFTs] não podem receber o dinheiro de volta. A blockchain é bastante implacável. Você não pode ligar para sua administradora de cartão de crédito e fazer com que ele seja devolvido. Uma vez que uma transação é concluída, o negócio está fechado.”, disse.
Leia também: Jogos de metaverso Green Rabbits e Genesis Words anunciam novidades
Leia também: Cofundador da Twitch anuncia mercado para NFTs de jogos Fractal
Leia também: Bancos de poupança da Alemanha querem levar Bitcoin e Ethereum para 50 milhões de clientes
Este website usa cookies.