Bitcoin é uma tecnologia que funciona de forma consensual onde foi possível criar uma nova forma de pagamento e também uma nova moeda completamente digital. É a primeira rede de pagamento descentralizada peer-to-peer (P2P ou de ponto-a-ponto) em que os próprios usuários gerenciam o sistema, sem necessidade de intermediador ou autoridade central.
O Bitcoin além de ser um bem digital, pode ser considerado como uma forma de pagamento totalmente independente de qualquer sistema já existente, como cartões de crédito, paypal, bancos… Por ser puramente digital o Bitcoin funciona full time e tem alcance global, além de ter locais especializados de troca pela moeda local (chamadas de exchanges) nas principais cidades do mundo.
Assista ao vídeo abaixo:
Ninguém é dono da rede Bitcoin, como ninguém é dono da tecnologia por trás do e-mail. Bitcoin é controlado por todos os usuários ao redor do mundo. Enquanto os desenvolvedores (devs) estão melhorando o software, eles não podem forçar uma mudança no protocolo do Bitcoin, porque todos os usuários são livres para escolher o software e versão que usam. A fim de permanecer compatíveis uns com os outros, todos os usuários precisam usar o software em conformidade com as mesmas regras. Bitcoin só pode funcionar corretamente com um consenso total entre todos os usuários. Portanto, todos os usuários e desenvolvedores têm um forte incentivo para proteger este consenso.
Da perspectiva do usuário, Bitcoin nada mais é do que um programa de computador ou aplicativo móvel que oferece uma carteira (wallet) pessoal e permite que o usuário envie e receba bitcoins. Assim é como o Bitcoin funciona para a maioria dos usuários.
Nos bastidores, a rede Bitcoin compartilha um registro público chamado de “cadeia de bloco” ou “blockchain“. Este registro contém todas as transações já processadas, permitindo que o computador do usuário verifique a validade de cada transação. A autenticidade de cada transação é protegida por assinaturas digitais correspondentes aos endereços enviados, permitindo que todos os usuários tenham controle total sobre o envio de bitcoins.
Pagamentos em bitcoin são mais fáceis de fazer do que compras feitas com cartão de crédito ou débito, e podem ser recebidos sem uma conta de pessoa jurídica. Os pagamentos são feitos a partir de uma carteira, seja no seu computador ou smartphone, digitando o endereço do destinatário, o valor do pagamento e confirmando o envio. Para tornar mais fácil de inserir o endereço de um destinatário, muitas carteiras podem obter o endereço por digitalização de um código QR ou aproximar dois telefones com a tecnologia NFC.
O preço de um bitcoin é determinado pela lei da oferta e da demanda como já explicado neste artigo. Quando a demanda por bitcoins aumenta, o preço aumenta, e quando a demanda cai, o preço cai. Há somente um número limitado de bitcoins em circulação e novos bitcoins são criados em uma taxa previsível e decrescente, o que significa que a demanda deva seguir este nível de inflação para manter seu preço estável. Como o Bitcoin ainda é um mercado relativamente pequeno comparado ao que ele poderia ser, não é necessária uma quantia muito significante de dinheiro para aumentar ou diminuir o preço do mercado, portanto o preço de um bitcoin ainda é bastante volátil.
Gostou do artigo? Deixe a sua opinião na sessão de comentários a baixo.
Este website usa cookies.