Categorias Notícias

Novo presidente da SEC assume hoje e decidirá o destino de 72 ETFs de criptomoedas

Siga o CriptoFacil no

O mercado financeiro e de criptomoedas observa com atenção a posse oficial de Paul Atkins como presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC)nesta terça-feira (22). Isso porque, a agência reguladora tem atualmente 72 pedidos de ETFs (Exchange-Traded Funds) vinculados a criptomoedas em análise, um número recorde que reflete o crescente interesse institucional por ativos digitais.

Lista de todos os ETFs em andamento na SEC. Fonte: Bloomberg

Um levantamento recente conduzido por James Seyffart, especialista em ETFs da Bloomberg, revelou a extensão dessa demanda. A lista inclui desde fundos tradicionais, como o Grayscale Bitcoin Trust, até produtos mais complexos, como ETFs alavancados de Solana (SOL) e XRP, além de opções com staking de Ethereum.

Publicidade

Novo chefe da SEC analisará 72 pedidos de ETFs

Entre os ativos mais buscados pelas gestoras estão Bitcoin e Ethereum combinados, um total de 7 pedidos de ETF protocolados. Vale destacar que os únicos ETF de criptomoedas que são negociados em bolsa são justamente os de Bitcoin e Ethereum. No primeiro ano de venda, os ETFs de Bitcoin foram um sucesso estrondoso.

Além dele, as gestora também estão interessadas em Solana, que possui 12 pedidos de ETFs aguardando análise pela SEC. Recentemente, a bolsa de valores do Canadá autorizou a negociação de um ETF de Solana, criando mais ansiedade entre os investidores americanos.

No entanto, nenhuma outra criptomoeda supera o XRP em números de pedidos de ETF. Ao todo, são 13 pedidos feitos por gestoras renomadas, como a Grayscale, Canary, CoinShare e Franklin. Analistas acreditam que os ETF de XRP é que possuem mais chance de passarem pelo novo presidente da SEC. No entanto, uma decisão sobre eles está prevista para o quarto trimestre de 2025.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Fecham a lista de pedidos para ETF as criptomoedas Litecoin (3 ETFs), Cardano (2 ETFs), Polkadot (4 ETFs), Avalanche (2 ETFs), Dogecoin (3 ETFs), Hedera (2 ETFs), Aptos (2 ETFs), além de produtos únicos para SUI (1 ETF), PEPE (1 ETF), Chainlink (1 ETF), Blur (1 ETF) e Bonk (1 ETF).

Mudança e expectativa

A SEC, historicamente cautelosa com criptomoedas, já adiou ou rejeitou vários pedidos nos últimos anos. No entanto, a pressão do mercado, especialmente após o sucesso dos primeiros ETFs de Bitcoin em janeiro de 2024, fez com que Donald Trump colocasse um nome favorável ao mercado na cadeira da comissão.

Paul Atkins assume novamente a presidência da SEC, cargo que ocupou de 2002 a 2008 sob o governo Bush, e agora terá o poder de aprovar ou rejeitar cada um dos ETFs de criptomoedas – decisões que moverão os preços dos ativos digitalmente.

Publicidade
Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Diego Vieira

Diego Vieira é um profissional destacado no setor de criptomoedas e blockchain, com uma sólida base educacional. Formou-se em Direito, especializou-se em Direito Tributário e cursa atualmente Bacharelado em Letras e Linguística, na Universidade Federal de Sergipe. Profissional versátil, Diego agora se dedica ajudar interessados a compreenderem os meandros do mercado cripto.

Este website usa cookies.