Tecnologia

Nova versão do Bitcoin Core permite o controverso Full RBF

A chegada da versão mais recente do Bitcoin Core, o principal software do Bitcoin, adicionou o Full RBF via soft fork, gerando muito debate. Nas últimas semanas, desenvolvedores e especialistas de todo o mundo vem debatendo a relevância dessa mudança. Há argumentos sobre os benefícios e, por outro, questionamentos sobre a segurança desse método.

O Full RBF tem duas grandes mudanças, uma delas é a opção de configuração “mempoolfullrbf”. Por meio dessa configuração, os usuários podem alterar a política que seu nó individual usará para retransmitir e puxar transações não confirmadas.

Em outras palavras, um administrador de nó pode verificar ou rejeitar transações. O Bitcoin Core 24 não inclui essa alteração por padrão e não obriga nenhum usuário a fazê-lo.

“A opção padrão é a mesma política usada nas versões anteriores e não haverá alterações na política do nó se todos usarem a padrão”, acrescenta a equipe do Bitcoin Core.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Além disso, a segunda grande mudança, a Full RBF (Feed Replacement), é um método que permite aumentar a taxa de uma transação para torná-la mais rápida. Algumas carteiras e nós de Bitcoin usam esse método há anos. No entanto, o Bitcoin Core tem sido mais conservador a esse respeito.

Bitcoin Core

A opção padrão da “política de nó” também permanecerá a mesma. Isso determina que uma transação que não foi confirmada seja incluída no histórico quando um nó a reconhecer. Alguns se referem a essa política como “à primeira vista”. De acordo com o documento explicativo do lançamento do Bitcoin Core 24, isso deve melhorar a confirmação das transações.

“À medida que mais nós envolvidos na retransmissão e na mineração começam a habilitar o Full RBF, a substituição de transações não confirmadas por outras que oferecem taxas mais altas pode se tornar rapidamente mais confiável”.

Jameson Lopp, um renomado programador de tecnologia Bitcoin, comentou sobre esta proposta. “Quando você gasta uma saída de Bitcoin não confirmada, está gastando dinheiro que não tem.”

De fato, um dos argumentos contra essa mudança na política de nós é que isso afetaria os serviços que aceitam pagamentos não confirmados. Esta é precisamente a opinião do CEO da Muun, uma carteira Bitcoin que aceita pagamentos não confirmados.

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.