Economia

‘Ninguém vai nos fazer parar de comprar Bitcoin’, diz presidente de El Salvador

Siga o CriptoFacil no

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, reafirmou seu compromisso com o Bitcoin, rejeitando a nova solicitação do Fundo Monetário Internacional (FMI). Ele garantiu que o país continuará adquirindo Bitcoin, independentemente das pressões externas.

Nos últimos dias, o FMI solicitou que El Salvador pare voluntariamente de acumular Bitcoin como condição para um empréstimo de US$ 1,4 bilhão. O pedido também impõe um limite de zero para novas compras governamentais da criptomoeda.

Publicidade

No entanto, Bukele desconsiderou o pedido e reafirmou seu compromisso com o ativo digital. Em uma postagem na rede social X, ele declarou:

“Isso deveria parar em abril. Deveria parar em junho. Isso deveria parar em dezembro. Não, isso não vai parar. Se não parou quando o mundo nos isolou e a maioria dos ‘bitcoiners’ nos abandonou, não vai parar agora e não vai parar no futuro.”

Imagem: X

Bitcoin continua crescendo em El Salvador

De acordo com o governo, El Salvador possui 6.101,18 Bitcoins, totalizando um valor superior a US$ 527 milhões. A declaração de Bukele foi bem recebida pela comunidade cripto, incluindo Michael Saylor, CEO da Strategy, que reforçou: “A adoção do Bitcoin é imparável.”

Apesar da posição firme do governo, El Salvador recentemente ajustou sua legislação sobre Bitcoin para atender parcialmente aos requisitos do FMI. Em janeiro de 2025, o país aprovou um projeto de lei que tornou a aceitação de Bitcoin opcional para empresas. Além disso, o governo planeja reduzir o déficit orçamentário em 3,5% do PIB nos próximos três anos.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

desde que El Salvador adotou o Bitcoin como moeda legal em 2021, o FMI tem pressionado o país a rever essa decisão. Ainda em 2021, o fundo recomendou “limitar o escopo da lei do Bitcoin” e aumentar a regulação do sistema de pagamentos.

Dessa forma, a resposta de Bukele reforça sua visão de longo prazo para o Bitcoin no país. Mesmo com restrições internacionais, El Salvador segue apostando na criptomoeda como estratégia econômica e de independência financeira.

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

Este website usa cookies.