A Nasdaq, segunda maior bolsa dos Estados Unidos, adicionará índices de preço para Bitcoin e Ether (ETH) em seu serviço global de dados no final deste mês.
De acordo com o portal de notícias CoinDesk, a empresa anunciou na segunda-feira, 12 de fevereiro, que fez uma parceria com a Brave New Coin, empresa de pesquisa de dados e blockchain baseada na Nova Zelândia, para oferecer informações sobre os dois novos índices a partir de 25 de fevereiro.
Os índices, intitulados Bitcoin Liquid Index (BLX) e Ethereum Liquid Index (ELX) oferecerão informações “em tempo real” através do Nasdaq Global Index Data Service SM (GIDS), seu feed de dados consolidado, informou a Nasdaq.
Especificamente, os índices BLX e ELX oferecerão uma “taxa de referência em tempo real” para o preço de 1 Bitcoin (BTC) e 1 Ether (ETH) respectivamente, cotados em USD, e “com base nas suas pontas de maior líquidez”. Os dados serão atualizados a cada trinta segundos.
A Nasdaq disse que ambos índices serão calculados usando uma metodologia que foi “auditada de forma independente” segundo os princípios da Organização Internacional de Comissões de Valores (IOSCO).
“O BLX é um dos índices BTC mais amplamente referenciados entre os traders de criptoativos e foi calculado com dados a partir de 2010. Da mesma forma, o ELX é formado com dados desde 2014”, acrescentou a bolsa.
A Nasdaq tem sido muito ativa no espaço de criptoativos e blockchain, com investimentos em diversas startups do setor. A CEO da bolsa, Adena Friedman, já afirmou que as criptomoedas podem tornar-se as moedas globais do futuro.
Em novembro, foi revelado que a Nasdaq fez uma parceria com a empresa de gestão de investimentos VanEck para “trazer um contrato de futuros de criptoativos de forma regulamentada” para o mercado em 2019, embora nenhum detalhe adicional tenha sido revelado desde então.
Leia também: CEO da Nasdaq afirma que criptomoeda ainda pode tornar-se a moeda global do futuro