Os entusiastas do mercado de ações e de criptomoedas gostam de acompanhar a opinião de investidores renomados sobre o mercado.
O Fintwit serve para isso, já que é a “comunidade do mercado financeiro” no Twitter.
Lá, diversas “personalidades” do universo dos investimentos dão os seus pitacos sobre o mercado. Dessa forma, os perfis variam bastante: vão dos mais sérios às fábricas de memes.
Também é comum que essas personalidades ofereçam diversas dicas (tips) sobre investimentos no mercado de ações e de criptomoedas.
Em alguns casos, as dicas “valem ouro”; elas são repassadas mediante o pagamento de mensalidade, em canais fechados do Telegram.
Entretanto, fica a dúvida: quão confiáveis são essas dicas? Será que o mercado financeiro não é completamente aleatório?
O Monkey Stocks é um perfil extremamente popular no meio financeiro.
Assim, em 2019, ele iniciou um projeto que tem chamado a atenção de outros investidores: a “Carteira do Macaco Zé”, que funciona da seguinte maneira:
Todas as semanas e meses são sorteadas 5 empresas que fazem parte do iBovespa, numeradas em ordem alfabética, de 1 a 73, sendo 1 ABEV3, 2 AZUL4, 3 B3SA3…
Semanal – Vale o leilão de abertura da segunda-feira, e o leilão de fechamento de sexta-feira.
Mensal – Vale o leilão de abertura do primeiro dia do mês e o leilão de fechamento do último dia do mês.
!??IMPORTANTE:??!
Ainda, segundo o Monkey:
“A Carteira do Macaco Zé é um experimento para mostrar que a aleatoriedade na escolha das ações é tão ou mais eficiente que a escolha de analistas.”
Porém, o interessante da carteira de ações aleatórias é o fato de que ela, por diversas vezes, apresenta resultados positivos!
Apesar de ser uma carteira fictícia, a mensagem é real: há que se ter muita cautela, ao escutar a opinião dos “especialistas” sobre o mercado de ações.
Wellington Silva é trader e analista. Ele é o responsável pela iniciativa WS Trader, que dá dicas sobre o mercado de criptomoedas.
Inspirado pela ideia da “carteira do Macaco Zé”, Silva criou uma carteira de investimentos em criptomoedas aleatórias.
Será possível acompanhar o desempenho da carteira de criptomoedas através dos stories fixados em sua página do Instagram.
Silva já fez o primeiro sorteio das criptomoedas que farão parte da sua carteira. Os pares são os seguintes:
Vale ressaltar que as moedas são escolhidas entre as 50 maiores em valor de mercado no momento do sorteio.
Todas as criptomoedas estão disponíveis para negociação na Binance.
Leia também: Bitcoin romperá os R$ 70 mil em breve, acreditam especialistas
Leia também: Número de carteiras acumulando Ethereum aumenta durante valorização
Leia também: CVM libera investimento em ações de empresas estrangeiras