Categorias Notícias

MIAU e REAU desabam e geram suspeita de golpe

Siga o CriptoFacil no

Os últimos três dias foram marcados por uma forte correção em dois tokens brasileiras: Vira-Lata Finance (REAU) e Gatinho Finance (MIAU). Após uma forte valorização, os preços de ambos os tokens colapsaram.

Como se não bastasse a perda em dinheiro, os tokens estão sob suspeita de serem golpes. Seria esse o retorno da febre das ICOs visto em 2017?

Publicidade

REAU sofre perdas durante fim de semana

A queda foi observada ainda na quinta-feira (1º). Naquele dia, a REAU teve uma forte desvalorização inicial. Foram 22% de queda em poucas horas no par REAU/Binance Coin (BNB).

O preço ainda ensaiou uma recuperação, contudo, ela foi insuficiente para segurar a baixa. Por volta das 17h daquele dia, o token desabou cerca de 64% em apenas 1 hora.

Após isso, o fim de semana foi marcado por novas quedas. No total, o REAU saiu de 0,00000009630 BNB no seu auge para 0,00000001678 BNB. A desvalorização foi de impressionantes 82,57% no período.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Acusações de golpe

No cenário de forte desvalorização, teve início uma série de acusações de golpe contra a Vira-Lata Finance. Usuários acusam a equipe em torno da moeda de aplicar um “golpe de saída”, ou exit scam.

Esse tipo de fraude envolve inflar o preço de uma criptomoeda artificialmente. Feito isso, os criadores começam a vendê-la em grande quantidade no mercado.

Nesse tipo de golpe, os primeiros a investir (e a vender a criptomoeda) conseguem obter altos lucros. Por outro lado, a fraude acaba deixando a maioria dos investidores no prejuízo.

Publicidade

Uma apuração do CriptoFácil mostra que a maior parte dos tokens estavam no endereço 0x40a3c250f49e956e59f7c159c0d1be89f157bca3, armazenado na BSC. A carteira recebeu cerca de 56 trilhões de tokens REAU há 12 dias, ainda no início do projeto.

Para reforçar essa suspeita, a suposta carteira do criador da REAU teria começado a despejar a criptomoeda no mercado. A troca ocorreu entre REAU e BNB.

Tokens meme atraem investidores

A moda das criptomoedas que possuem animais como “mascotes” surgiu com a Dogecoin, em 2013. Contudo, ela ganhou força no Brasil em 2021.

Publicidade

O próprio REAU foi criada em homenagem ao vira-lata caramelo, que foi até pedido como mascote na nova nota de R$ 200. Outro token que ganhou fama recente foi a MIAU, que teve gatos como tema.

Contudo, assim como o REAU, o token do projeto Gatinho Finance derreteu durante o fim de semana.

Assim como nas ofertas iniciais de moedas (ICOs) em 2017, investidores são atraídos pela promessa de enriquecimento rápido. No caso do Vira-Lata Finance, um homem supostamente investiu R$ 30 mil:

Publicidade

As valorizações bruscas, seguidas de quedas igualmente massivas, fazem investidores acreditar na possibilidade de golpe.

Mais recentemente, começou a circular uma criptomoeda intitulada PATOCOIN. De forma bem-humorada, ela chama a atenção para os riscos de golpes com esse tipo de projeto.

“Como todo bom token, esse token só serve para ganhar dinheiro. Todo o valor arrecadado será usado com P*ta e Cachaça! Se der mais de 10 reais, eu convido os amigos”, dispara o site oficial do token.

Leia também: 1 bilhão de pessoas vão investir em Bitcoin, prevê analista

Publicidade

Leia também: Vagas abertas para capacitação em tecnologia focada em criptomoedas

Leia também: Alt season tá aí: 5 melhores criptomoedas para lucrar durante a alta

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

Este website usa cookies.